Distribuição atual de Achatina fulica Bowdich, 1822 no Estado de São Paulo com registro de infestação por larvas de Aelurostrongylus abstrusus (Nematoda)

Autores

  • Fernanda Pires Ohlweiler Superintendência de Controle de Endemias; Laboratório de Malacologia
  • Marisa Cristina de Almeida Guimarães Superintendência de Controle de Endemias; Laboratório de Malacologia
  • Fernanda Yoshika Takahashi Superintendência de Controle de Endemias; Laboratório de Malacologia
  • Juliana Manas Eduardo Superintendência de Controle de Endemias; Laboratório de Malacologia

Palavras-chave:

Achatina fulica, Geographical distribution, São Paulo, Aelurostrongylus abstrusus

Resumo

É apresentada a distribuição de Achatina fulica Bowdich, 1822 no Estado de São Paulo, Brasil. É fornecido o registro de A. fulica naturalmente infestada por larvas de Aelurostrongylus abstrusus (Railliet, 1898) (Nematoda: Metastrongylidae) no município de Guaratinguetá. Foi encontrada A. fulica portando larvas de Metastrongylidae sem importância médica e veterinária conhecida nos municípios de Carapicuíba, Embu Guaçu, Itapevi, São Caetano do Sul, São Paulo e Taboão da Serra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Parasitologia

Como Citar

Ohlweiler, F. P., Guimarães, M. C. de A., Takahashi, F. Y., & Eduardo, J. M. (2010). Distribuição atual de Achatina fulica Bowdich, 1822 no Estado de São Paulo com registro de infestação por larvas de Aelurostrongylus abstrusus (Nematoda) . Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 52(4), 211-214. https://revistas.usp.br/rimtsp/article/view/31337