From drawing and painting to the colorful flames in the scene – Plínio, Alberti and Serlio: ornato and amplification of the discourse on architecture, based on the qualifications Dei lumi artificiali delle scene

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.166354

Keywords:

Architecture, Scenography, Scenic lighting

Abstract

This article aims to discuss the text Dei lumi artificiali delle scene, composed in the italian sixteenth century, literary work of the preceptor, Sebastiano Serlio, which deals of subjects related to architecture from the painter’s proposition. In the distinction of the arts, the prescription of the lume for the disegno visivo will follow the precepts of the treaty Da Pintura from Alberti. In the growing of the rhetorical construction, this proposition is supplanted when it comes to the lumi of the scena, that is, “lights that can be seen”,obtained by fire, that fall on colored paints, as shapes of material ornaments, amplify the relief and gi ve to se e volumes surpassing, by emulation, the natural things themselves

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Author Biography

  • Vania Cristina Cerri, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

    Pós-doutora no departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação - DACEFC - IA - UNESP-SP em 2019/20, com pesquisa sobre: Arquitetura e Artes na constituição do espaço teatral moderno: Reflexões sobre o lugar do espectador - uma abordagem transdisciplinar e transmídia das Artes. Doutora em Arquitetura (Teatral e Cênica) na área de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2011. Mestre em Filosofia, História e Estética da Arte e Arquitetura pela FFLCH USP em 2003, tendo como objeto de estudos a Estética e a Arquitetura Teatral no Renascimento, com pesquisa e tradução comentada acerca da obra (Tratado sobre as cenas), do arquiteto italiano Sebastiano Serlio . Pós-graduada (lato sensu) em Arte Educação pela ECA USP em 1995. Graduada em Artes (Licenciatura Plena em Educação Artística/Desenho em 1990). Tem formação como cenógrafa e figurinista pelo Teatro Colón de Buenos Aires, pela ECA-USP e FAU-USP. É autora do livro: Scaenae Frons - O Renascimento e as origens da cenografia moderna. Annablume (2016), com apoio financeiro da FAPESP. Participou de projetos e grupos de estudos na FAU USP, sob coordenação dos professores doutores: Mário D'Agostino, Andrea Loewen e Ricardo Marques, junto dos quais é co-autora do livro: Preceptivas Arquitetônicas, Annablume (2015), e integrante do grupo de pesquisa da Société Internationale Leon Battista Alberti (S.I.L.B.A.), Artes Renascentes, sob organização do prof. dr. Francesco Furlan, (Président du Directoire de transition - Paris- França). Foi pesquisadora e orientadora do LABTRI - Laboratório de Tridimensionalidade da FAU USP, desenvolvendo pesquisa, orientação, organização e elaboração de modelos tridimensionais dos Teatros: vitruviano e serliano. Foi bolsista PAE junto ao departamento de História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo da FAU -USP, realizando Estágio Supervisionado em Docência no curso de Arquitetura e Urbanismo. É docente e pesquisadora no Ensino Superior desde 2002 nos cursos de graduação em Arquitetura (História e Teoria da Arquitetura, História do Design, Cenografia e Ambientação, e Plástica,); Artes Plásticas-Visuais (Pintura e Desenho); Dança (Poéticas da cena e Elementos visuais do espetáculo TCC); Design de Interiores (Espaços Efêmeros, Cenografia e Ambientação); Design de Games e Moda (Desenho e Linguagem Visual). Na Pós-Graduação nos cursos de: MBA em Negócios da Moda e Produção e Comunicação em Moda, (Processos Criativos 2020). Atuou nos cursos de MBA e Especialização em Projetos de Interiores e Visual Merchandising (Projeto Cenográfico e Vitrinismo) e Arquitetura comercial (Moda, Comportamento e Arquitetura). Sócia e Diretora Financeira do Iniciativa Cultural (http://www.iniciativacultural.org.br), atua como cenógrafa, figurinista e diretora de arte (DRT -24707/SP), tendo como últimos trabalhos as peças teatrais: Terror e miséria do Terceiro Reich de Bertold Brecht (2019); "Bailei na Curva" de Júlio Conte (2017 e 2018) e Gota d'Água" de Chico Buarque (2016 e 2017), sob direção geral de Vicente Latorre

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Published

2021-07-28

How to Cite

Cerri, V. C. (2021). From drawing and painting to the colorful flames in the scene – Plínio, Alberti and Serlio: ornato and amplification of the discourse on architecture, based on the qualifications Dei lumi artificiali delle scene. Risco - Journal of Architecture and Urbanism, 19, 148-156. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.166354