Simmetrie euritmiate: Milan's Duomo thru the view of Cesare Cesariano
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i8p4-20Keywords:
Vitruvius, homo ad quadratum e ad circulum, co-modulationAbstract
Before the development of the commented translation of De Architectura (1521), Cesare Cesariano interprets the vitruvian's symmetria based on Milan's Duomo, a building from the XIV century. The translator-commenter elaborates a co-modulation system to the building grounded on triangle's, square's and circle's geometry. The study of the images presented by Cesariano allows to clarify graphically the triple system that governs the construction of the Duomo's ichnographia, orthographia e scaenographia. The established alliance between the building's drawings and these geometric forms reveals how Cesariano assimilates the simmetrie euritmiate from the homo ad quadratum and ad circulum on conceiving the whole organism, the building.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).