The invariable, the norm and the unknown: the emergence of modern Brazilian architecture in debate
DOI:
https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.157816Keywords:
Modern architecture, Progresso, NormAbstract
This article presents the conflicts arising from the emergence of modern language in Brazil in the field of architecture through debates in public vehicles such as newspapers and congresses. The discussion between architects and thinkers such as Flávio de Carvalho, Mario de Andrade and Le Corbusier elucidate the concerns of the time, being them the construction of a national identity, progress, normalization, as well as the dialectic between rationality and emotions.
Downloads
References
Ainda o atordoante projeto “Efficacia”. A justificação das ideias básicas que orientam a sua organização, dentro das modernas concepções de arte”. Diário da Noite. São Paulo. 06 de fev. de 1928. Fundo FC/CEDAE.
AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo: Ed. 34, 1998
ANDRADE, Mario de. Arquitetura Moderna III. Diário Nacional. São Paulo. 04 de fev. de 1928a. Fundo FC/CEDAE.
ANDRADE, Mario de. Arquitetura Colonial I. Diário Nacional. São Paulo. 23 de ago. de 1928b.
ANDRADE, Mario de. Arquitetura Colonial II. Diário Nacional. São Paulo. 22 de ago. de 1928c.
ANDRADE, Mario de. Arquitetura Colonial III. Diário Nacional. São Paulo. 25 de ago. de 1928d.
ANDRADE, Mario de. Arquitetura Colonial IV. Diário Nacional. São Paulo. 26 de ago. de 1928e.
ANDRADE, Mario de. Exposição duma casa modernista. Considerações. Diário Nacional. São Paulo. 5 de abril de 1930.
ANDRADE, Oswald de. A Casa Modernista, o pior crítico do mundo e outras considerações. O Jornal. São Paulo. 19 de abril de 1930a.
ANDRADE, Oswald de. A cidade do homem nu. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 28 de jun. de 1930b. Fundo FC/CEDAE.
Arte e Ciência de habitar. Sob o influxo da civilização mecanizada de nosso tempo: Le Corbusier, o grande reformador da arquitetura, fala-nos sobre o palpitante assunto. Diário da Noite. São Paulo. 24 de out. de 1929. Fundo FC/CEDAE.
As novas tendências da Arquitetura. Casas que se vêem na exposição de Stuttgart. Diário Nacional. São Paulo. 09 de fev. de 1928.
CARVALHO, Flávio de. Experiencia n.2: realizada sobre uma procissão de Corpus-Christi: uma possível teoria e uma experiência. Rio de Janeiro: Nau, 2001.
CARVALHO, Flávio de. In: Os ante-projetos do Palácio do Congresso são cópias de estilos antigos. Diário Nacional. São Paulo. 01 de mar. de 1929a. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. Uma análise da exposição de Tarsila do Amaral. Diário da Noite. São Paulo. 20 de set. de 1929b. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. In: A arquitetura numa concepção audaciosa. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 28 de jun. de 1930a. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. In: Uma tese curiosa. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 01 de jul. de 1930b. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. O que é arquitetura!?.... Verdade Literária. São Paulo. 16 de jul. de 1930c. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. In: O futurismo na arquitetura. O engenheiro Flávio de Carvalho fala da filosofia que inspira sua arte. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 26 de jun. de 1930d. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. In: O novo ideal de homem. Correio da Manhã. São Paulo. 26 de jun. de 1930e. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. In: Como terminou o primeiro dia do congressistas latino-americanos em visita a São Paulo. Diário da Noite. São Paulo. 05 de jul. de 1930f. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. A Casa Modernista Warchavchik. Diário da Noite. São Paulo. 08 de abril de 1930g. Fundo FC/CEDAE.
CARVALHO, Flávio de. Uma concepção da cidade de amanhã. Diário da Noite. Rio de Janeiro. 17 de mar. de 1932. Fundo FC/CEDAE.
JEANNERET, Charles-Edouard [LE CORBUSIER]; OZENFANT, Amadeé. Depois do cubismo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
LE CORBUSIER. In: Arte e Ciência de habitar. Diário da Noite. São Paulo. 24 de out. de 1929. Fundo FC/CEDAE.
LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 2013, p.7.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Clara Bonna Pignaton
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).