O conforto na arquitetura moderna brasileira
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i10p91-95Mots-clés :
arte moderna, modernidade, São PauloRésumé
Este artigo tem como objeto o significado do conforto na obra e nos discursos dos arquitetos modernos brasileiros. O objetivo é entender o que o conforto significava para esses arquitetos, principalmente no que diz respeito à habitação de interesse social. A fonte de pesquisa constituiu-se basicamente dos textos dos próprios arquitetos, publicados em revistas especializadas em arquitetura, urbanismo e engenharia, num período entre 1925 e 1960. Analisando esses textos, pode-se constatar que, para os modernos, conforto possui dois significados - conforto ambiental e comodidade. Pôde-se constatar também, que a idéia de conforto está aliada a diversos conceitos, como eficiência, técnica, estética, privacidade, dentre outros.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).