Dummy Text ou a Base Diagramática da Arquitetura Contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.187325

Palavras-chave:

Peter Eisenman, Diagramas, Arquitetura contemporânea

Resumo

Tradução para o português de Dummy Text, de Robert Somol, texto de abertura do livro Diagram Diaries (1999), de Peter Eisenman, que explora o contexto da produção teórica e da obra do arquiteto ao longo dos quase 40 anos que separam a apresentação      da sua tese de doutorado em filosofia (Trinity College, University of Cambridge, 1963) da publicação do livro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camilo Kolomi Veiga D'Angelis, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Mestrando IAU-EESC-USP, sob orientação do Prof. Dr. David Moreno Sperling, estudando os diagramas de Rem Koolhaas e sua relação com o desenvolvimento da arquitetura contemporânea. Formado pela Unicamp em 2005. Atuou como arquiteto, arquiteto coordenador, coordenador de projeto e coordenador de obras para escritórios como Pedro Paulo de Melo Saraiva, Cecília Vicente de Azevedo, Edo Rocha, Athiê Wohnrath, Arthur Luiz Pitta, BR Properties e Hauz Engenharia contabilizando quase 30.000 horas de trabalho técnico e 300.000 m² de projetos. Além da pesquisa em andamento tem desenvolvido traduções de textos sobre teoria da arquitetura contemporânea inéditos no Brasil. Até o momento os autores traduzidos pelo pesquisador são Rem Koolhaas, Bernard Tschumi, Robert Somol, Wes Jones, entre outros cuja tradução está em andamento. Os textos já traduzidos e autorizados por seus autores se encontram em vias de publicação em sites de divulgação de arquitetura como Archdaily e revistas especializadas como a RISCO (IAU).

  • David Moreno Sperling, Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Professor-doutor 2 do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do IAU-USP (NEC-IAU/USP). Presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital - SIGraDi (2019-21). Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP (2018 a 2020), Presidente do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus USP-São Carlos e Membro dos Conselhos Deliberativos do Centro Universitário Maria Antônia da USP e do CINUSP. Pesquisador com bolsa produtividade PQ-2 do CNPq (Processo 304071/2019-6), desenvolvendo a pesquisa "Contracartografias: tecnopolíticas de espacialização da informação". Membro do Corpo Editorial das Revistas Científicas: International Journal of Architectural Computing (IJAC-SAGE Publishers), Journal of Architectural Research and Development (JARD-BBW Publishers), Astrágalo, Arq.Urb, Gestão & Tecnologia de Projetos, Indisciplinar, Poiésis, Revista América. É assessor ad-hoc das seguintes agências de fomento: FAPESP, CNPq, CAPES/Print-UFMG e DAAD. É parecerista dos seguintes periódicos científicos internacionais: Ardeth; IJAC; JARD. É parecerista dos seguintes periódicos científicos nacionais: Ambiente Construído; América; ARA; Arquitextos; Arq.Urb; Gestão e Tecnologia de Projetos; Indisciplinar; PARC; Poiésis; Pós; Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Risco; Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística - SENAC. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Área de Projeto, Espaço e Cultura) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo; Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Área de Tecnologia do Ambiente Construído) pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo e Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP. Professor convidado da Leuphana University (Alemanha), em 2017 (com bolsa da Fundação Alexander Von Humboldt) e da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), em 2014 (com bolsa da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu). Foi pesquisador associado do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (2000-2003). Exibiu projetos, trabalhos visuais e projetos cartográficos nas IV, X e XI Bienais de Arquitetura de São Paulo e no Storefront for Art and Architecture (NYC). Foi curador das exposições "Homo Faber 2.0: Politics of Digital in Latin America" (2018) e "Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America" (2015). Membro do Comitê Executivo Internacional e do Comitê Assessor da SIGraDi (respectivamente 2013 a 2016; e 2017). Chair do XXII Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital 2018 - "Technopoliticas" (com financiamento CAPES, CNPq, FAPESP e Bumdeskanzleramt/Áustria). Atua principalmente com os seguintes temas: espaço, tecnologia e cultura; interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas; cartografias e mapeamentos; processos de projeto e tecnologias computacionais.

Referências

EISENMAN, Peter. Diagram Diaries. Londres: Thames & Hudson, 1999.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

D'Angelis, C. K. V. (2021). Dummy Text ou a Base Diagramática da Arquitetura Contemporânea (D. Moreno Sperling , Trad.). Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 19, 1-29. https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2021.187325