Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente

Autores

  • Maria Lúcia Araújo Sadala UNESP; Faculdade de Medicina de Botucatu; Curso de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691994000200003

Palavras-chave:

ansiedade, comunicação terapêutica

Resumo

O estudo tem o objetivo de analisar a ansiedade como variável na comunicação de alunas de graduação em enfermagem ao prestarem assistência aos pacientes. Os dados foram obtidos pela pesquisadora através da observação participante, estratégia que se constituiu simultaneamente de três procedimentos: registro das interações aluno-paciente pela pesquisadora, registro das mesmas pelos alunos e entrevistas dos alunos pela pesquisadora imediatamente após os dois primeiros procedimentos. A população da pesquisa constituiu-se de 10 alunos de enfermagem , acompanhados durante atividades de estágios curriculares nos 3°, 4° e 6° semestre do curso. A ansiedade, tanto dos alunos como dos pacientes, aparece como variável interferindo no uso da comunicação terapêutica pelos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1994-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estudo da ansiedade como variável no relacionamento aluno-paciente. (1994). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 2(2), 21-35. https://doi.org/10.1590/S0104-11691994000200003