Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde

Autores

  • Célia Alves Rozendo USP; Escola de Enfermagem Ribeirão Preto
  • Lizete Diniz Ribas Casagrande USP; Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Jacó Fernando Schneider Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luiz Carlos Pardini USP; Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto; Departamento de Radiologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000200003

Palavras-chave:

práticas docentes, professor universitário, área de saúde

Resumo

O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.

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Publicado

1999-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. (1999). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 7(2), 15-23. https://doi.org/10.1590/S0104-11691999000200003