Pensando a espiritualidade no ensino de graduação

Autores

  • Maria Antonieta Benko Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica
  • Maria Júlia Paes da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11691996000100007

Palavras-chave:

espiritualidade, assistência espiritual

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar a opinião dos docentes de enfermagem sobre a espiritualidade e a assistência espiritual no ensino de graduação, identificando sua presença no ensino atual e propondo aspectos para a sua abordagem junto aos alunos. Foram entrevistados 24 docentes durante o mês de novembro de 1994 e 95,8% responderam considerar o homem um ser espiritual, citando diferentes maneiras de como essa dimensão altera e influencia seu dia-a-dia; 66,6% referiram ser importante o ensino da assistência espiritual na graduação. Frente a diversidade dos conceitos e respostas ficou evidenciada a necessidade de reflexão conjunta.

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Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pensando a espiritualidade no ensino de graduação. (1996). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 4(1), 71-85. https://doi.org/10.1590/S0104-11691996000100007