Uma proposta de construção da base operacional do processo de trabalho educativo em saúde coletiva

Autores

  • Érica Gomes Pereira University of São Paulo at Ribeirão Preto; College of Nursing
  • Cássia Baldini Soares University of São Paulo at Ribeirão Preto; College of Nursing
  • Célia Maria Sivalli Campos University of São Paulo at Ribeirão Preto; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600003

Palavras-chave:

educação em saúde, trabalho, enfermagem em saúde pública

Resumo

Este estudo buscou construir a base operacional do trabalho educativo em saúde, a partir da vertente marxista. Teve como base empírica os relatos de experiência da enfermagem na rede básica de serviços de saúde, publicados entre 1988 e 2003. O objeto foi capturado a partir dos sujeitos dos agentes da ação, do objetivo, das concepções de saúde e de educação - saber fazer; e da necessidade geradora. Os meios/instrumentos foram identificados por meio do espaço físico, dos recursos didáticos, da freqüência dos encontros e da concepção de educação em saúde - saber operante. Para captar a finalidade identificou-se o tipo de avaliação, a quem foi dirigida, a meta a ser alcançada, a articulação do saber fazer e do saber operante. O trabalho educativo em saúde coletiva será um potencial de fortalecimento aos grupos sociais quando se constituir em uma práxis que assume o sujeito como co-produtor dialógico do trabalho em saúde.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uma proposta de construção da base operacional do processo de trabalho educativo em saúde coletiva. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(6), 1072-1079. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600003