Nível de instrução, status socioeconômico e avaliação de algumas dimensões da qualidade de vida de octogenários

Autores

  • Keika Inouye São Carlos Federal University
  • Elisete Silva Pedrazzani São Carlos Federal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000700005

Palavras-chave:

idoso, envelhecimento, saúde do idoso, qualidade de vida, pobreza

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram: descrever o perfil de uma amostra de octogenários (n=80), atendidos na rede municipal de saúde de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, Brasil; avaliar a percepção desses acerca das dimensões da qualidade de vida (QV) e identificar correlações entre o status socioeconômico, nível de instrução e QV. Trata-se de estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que essa população é predominantemente feminina, viúva, analfabeta, sedentária e pobre que carece de serviços de saúde e oportunidades de lazer, admitindo a religião como o maior apoio. O status socioeconômico não interferiu na percepção da QV, contudo, observa-se que há tendência de que maiores níveis de instrução e participação em atividades físicas resultem em maior satisfação.

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Publicado

2007-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nível de instrução, status socioeconômico e avaliação de algumas dimensões da qualidade de vida de octogenários. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(spe), 742-747. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000700005