Simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe: estudo bibliométrico

Autores

  • Agostinho A.C. Araújo Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0996-0385
  • Lucas Gardim Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5949-1663
  • Sara Soares dos Santos Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0712-0200
  • Ítalo Rodolfo Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2882-1877
  • Manoel Carlos Neri da Silva Conselho Federal de Enfermagem, COFEn, Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3923-7473
  • Simone de Godoy Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0020-7645
  • Isabel Amélia Costa Mendes Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0704-4319

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7261.4423

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem , Ensino , Estudantes de Enfermagem , Realidade Virtual , Treinamento por Simulação

Resumo

Objetivo: examinar as características da produção científica da América Latina e Caribe a respeito da simulação virtual na educação em enfermagem. Método: estudo bibliométrico conduzido em cinco etapas: delineamento de pesquisa, compilação de dados bibliométricos, análise, visualização e interpretação; e reportado a partir das recomendações do Preferred Reporting Items for Bibliometric Analysis (PRIBA). A busca foi conduzida na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se o VOSviewer version 1.6.20 para análise bibliométrica. As Leis de Bradford e Zipf foram aplicadas para a interpretação dos dados, na medida em que foi considerada a dinâmica temporal de publicações, abordagem analítica da estrutura dos estudos selecionados e suas repercussões no campo da simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe. Resultados: foram localizados 579 estudos, dos quais 46 compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram publicados entre 1994 e 2022, sendo que apenas Brasil, Chile, Colômbia e Cuba realizaram pesquisas relacionadas à simulação virtual. O mapa semântico resultou em cinco clusters, destacando “treinamento por simulação” como o termo de maior força. Conclusão: observa-se tendência crescente no desenvolvimento de estudos relacionados à simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe.

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Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe: estudo bibliométrico. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4423. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7261.4423