Simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe: estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7261.4423Palavras-chave:
Educação em Enfermagem , Ensino , Estudantes de Enfermagem , Realidade Virtual , Treinamento por SimulaçãoResumo
Objetivo: examinar as características da produção científica da América Latina e Caribe a respeito da simulação virtual na educação em enfermagem. Método: estudo bibliométrico conduzido em cinco etapas: delineamento de pesquisa, compilação de dados bibliométricos, análise, visualização e interpretação; e reportado a partir das recomendações do Preferred Reporting Items for Bibliometric Analysis (PRIBA). A busca foi conduzida na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se o VOSviewer version 1.6.20 para análise bibliométrica. As Leis de Bradford e Zipf foram aplicadas para a interpretação dos dados, na medida em que foi considerada a dinâmica temporal de publicações, abordagem analítica da estrutura dos estudos selecionados e suas repercussões no campo da simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe. Resultados: foram localizados 579 estudos, dos quais 46 compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram publicados entre 1994 e 2022, sendo que apenas Brasil, Chile, Colômbia e Cuba realizaram pesquisas relacionadas à simulação virtual. O mapa semântico resultou em cinco clusters, destacando “treinamento por simulação” como o termo de maior força. Conclusão: observa-se tendência crescente no desenvolvimento de estudos relacionados à simulação virtual na educação em enfermagem na América Latina e Caribe.
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