Efetividade de intervenções audiovisuais no aumento do conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7531.4705Palavras-chave:
Adolescente; Adulto; Idoso; Recursos Audiovisuais; Mídia Audiovisual; Infecções Sexualmente TransmissíveisResumo
Objetivo: analisar as evidências sobre a efetividade de intervenções audiovisuais no aumento do conhecimento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis em diferentes faixas etárias. Método: revisão sistemática, realizada em 21 de fevereiro de 2023, na Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane, Embase, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, MEDLINE, Scopus e Web of Science. Incluíram-se estudos experimentais que utilizaram recursos audiovisuais para melhorar o conhecimento, comparados com outras intervenções ou nenhuma. A síntese dos resultados foi narrativa, com avaliação do risco de viés e certeza das evidências. Resultados: a amostra foi de 25 estudos (10 ensaios clínicos randomizados e 15 estudos quase-experimentais). O vídeo educativo foi o recurso mais utilizado. Em comparação com outra intervenção ou nenhuma, o grupo intervenção alcançou melhorias significativas no conhecimento a médio e longo prazo, além de mudanças na percepção e na predisposição para a redução de comportamento de risco. A certeza das evidências foi baixa para os estudos randomizados e muito baixa para os quase-experimentais. Conclusão: as intervenções audiovisuais mostraram efetividade em diferentes populações e faixas etárias, destacando a necessidade de considerar parâmetros específicos na criação desses recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.