Efetividade de intervenções audiovisuais no aumento do conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis: uma revisão sistemática

Autores

  • Emanoelle Fernandes Silva Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4328-6155
  • Polyana Norberta Mendes Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. Centro Universitário Santo Agostinho, Teresina, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2765-0236
  • Marli Teresinha Gimeniz Galvão Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3995-9107
  • Danielle Nedson Rodrigues de Macêdo Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem, Teresina, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8804-6323
  • Breno Dias de Oliveira Martins Universidade Federal do Piauí, Departamento de Enfermagem, Teresina, PI, Brasil. Bolsista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Brasil. https://orcid.org/0009-0006-7835-7861
  • Rosilane de Lima Brito Magalhães Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9695-1350

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7531.4705

Palavras-chave:

Adolescente; Adulto; Idoso; Recursos Audiovisuais; Mídia Audiovisual; Infecções Sexualmente Transmissíveis

Resumo

Objetivo: analisar as evidências sobre a efetividade de intervenções audiovisuais no aumento do conhecimento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis em diferentes faixas etárias. Método: revisão sistemática, realizada em 21 de fevereiro de 2023, na Cumulative Index to Nursing and Allied Health LiteratureCochrane, Embase, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem, Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud, MEDLINE, Scopus e Web of Science. Incluíram-se estudos experimentais que utilizaram recursos audiovisuais para melhorar o conhecimento, comparados com outras intervenções ou nenhuma. A síntese dos resultados foi narrativa, com avaliação do risco de viés e certeza das evidências. Resultados: a amostra foi de 25 estudos (10 ensaios clínicos randomizados e 15 estudos quase-experimentais). O vídeo educativo foi o recurso mais utilizado. Em comparação com outra intervenção ou nenhuma, o grupo intervenção alcançou melhorias significativas no conhecimento a médio e longo prazo, além de mudanças na percepção e na predisposição para a redução de comportamento de risco. A certeza das evidências foi baixa para os estudos randomizados e muito baixa para os quase-experimentais. Conclusão: as intervenções audiovisuais mostraram efetividade em diferentes populações e faixas etárias, destacando a necessidade de considerar parâmetros específicos na criação desses recursos.

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Publicado

2025-11-10

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Silva, E. F., Mendes, P. N., Galvão, M. T. G., Macêdo, D. N. R. de, Martins, B. D. de O., & Magalhães, R. de L. B. (2025). Efetividade de intervenções audiovisuais no aumento do conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis: uma revisão sistemática. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4705. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7531.4705