Os espaços escolares para a prevenção da toxicodependência: opinião de diretores de escolas

Autores

  • Nora Susana Segovia Universidade de São Paulo; Centro Colaborador de la OMS
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Universidade de São Paulo; Centro Colaborador de la OMS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000700016

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Ensino Fundamental e Médio, Administração de Recursos Humanos

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a concepção dos diretores de escola secundária sobre a disponibilidade de espaços físicos e psicológicos, nas escolas, para ações preventivas no que diz respeito ao uso de drogas. Foi usado questionário semiestruturado, em amostra de 15 diretores de escolas secundárias, do sistema educativo argentino, gestão pública e privada da província de Buenos Aires e Cidade Autônoma de Buenos Aires. A análise, numa abordagem qualitativa, considerou o quadro teórico da saúde internacional, gestão escolar, referenciais de psicologia social e os regulamentos legais, no domínio da educação formal. Os diretores reconhecem que o problema da toxicodependência deve ser trabalhado na escola, com a colaboração de outras instituições e especialistas, propiciando a capacitação de seus funcionários em saúde, psicologia e dinâmicas de grupo, bem como o desenvolvimento das condições de empatia, calor e ampliação da visão nos vínculos com a população escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os espaços escolares para a prevenção da toxicodependência: opinião de diretores de escolas . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(spe), 782-788. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000700016