Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000600015Palavras-chave:
Informática em Enfermagem, Educação Superior, CurrículoResumo
Este estudo descritivo objetivou verificar a inserção de disciplinas relacionadas à informática nos cursos de graduação em Enfermagem, de instituições de ensino superior federais e estaduais brasileiras. Os cursos de graduação foram localizados pelo sistema e-MEC. A busca da grade curricular dos campi que ofereciam o curso de Enfermagem foi realizada pela internet, identificando-se disciplinas relacionadas à informática. Foram localizadas 81 instituições de ensino superior e 123 campi. Apenas 100 campi disponibilizavam a grade curricular na internet e, desses, 35 campi ofereciam a disciplina. A maior proporção ocorreu na Região Nordeste (46,1%) e, a menor, na Região Norte (8,6%). A disciplina é oferecida em maior frequência como eletiva (57%), no primeiro e segundo ano do curso (80%) e com carga horária média de 47 horas-aula. A baixa oferta da disciplina na graduação contraria as tendências do mercado de trabalho e das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem.Downloads
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Publicado
2011-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Ensino da informática na graduação em Enfermagem de instituições públicas Brasileiras . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(6), 1385-1390. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000600015