Atualização da Teoria de Situação-específica para o controle da saúde na insuficiência cardíaca: estudo Delphi
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7663.4555Palavras-chave:
Teoria de Enfermagem; Insuficiência Cardíaca; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Autocuidado; Técnica Delphi; EnfermagemResumo
Objetivo: descrever o processo de análise dos elementos intrínsecos da Teoria de Situação-específica para o controle da saúde na insuficiência cardíaca e apresentar sua respectiva atualização. Método: análise dos elementos intrínsecos da teoria utilizando técnica Delphi. Foram selecionados enfermeiros cuja expertise envolvia conhecimentos em Enfermagem em Cardiologia, teorias de Enfermagem, em insuficiência cardíaca e/ou terminologias de Enfermagem. Resultados: a Teoria foi analisada por 15 especialistas na primeira rodada e 14 na segunda rodada; todos os itens avaliados obtiveram concordância superior a 80% com relação à sua adequação, após duas rodadas de análise. A teoria manteve sua estrtutura original, no entanto, a relação entre os fatores que influenciam o controle da saúde do indivíduo com insuficiência cardíaca e o pictograma foram atualizados. Conclusão: a teoria atualizada oferece melhor compreensão acerca dos fatores que podem influenciar o controle da saúde dos indivíduos com insuficiência cardíaca e, embora o foco da teoria seja o cenário ambulatorial, assume-se a possibilidade de sua aplicação em outros cenários. A técnica Delphi mostrou-se útil para a validação teórica, tendo-se em vista a especificidade do tema, contudo o tempo de resposta dos especialistas pode ser demorado, o que tende a impactar no tempo de conclusão do estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.