Resumo do Tratamento e Plano de Cuidados para Sobreviventes de Câncer de Mama: estudo de aceitabilidade e viabilidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7476.4621Palavras-chave:
Neoplasias da Mama; Sobreviventes de Câncer; Estudos de Viabilidade; Planejamento de Assistência ao Paciente; Perfil de Impacto da Doença; OncologiaResumo
Objetivo: avaliar a aceitabilidade e a viabilidade do documento Resumo do Tratamento e Plano de Cuidados para a Sobrevivente de Câncer de Mama (TSSCP-P Br). Método: estudo transversal, quanti-qualitativo, com a participação de mulheres que finalizaram o tratamento para o câncer de mama (n=50) e enfermeiros (n=10) que incorporaram o documento ao plano de cuidados nas consultas de seguimento ambulatorial durante a fase experimental de um estudo clínico. Os questionários de viabilidade e aceitabilidade foram aplicados na última etapa de coleta de dados do experimento. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e análise de conteúdo. Resultados: na avaliação das mulheres sobreviventes, a viabilidade demonstrou retenção de 98,0% e adesão de 99,3%. A aceitabilidade quanto à adequação, conveniência, eficácia e adesão atingiu 81,6%. Na perspectiva dos profissionais, a viabilidade e a aceitabilidade foram de 84,2%, quanto à adequação, conveniência, eficácia, riscos, disponibilidade, treinamento, fidelidade, alcance e recursos. O documento foi enaltecido e os principais problemas da prática foram apontados, como a experiência do profissional. Conclusão: o Resumo do Tratamento e Plano de Cuidados mostrou-se viável e aceitável para a prática clínica do cuidado de mulheres sobreviventes do câncer de mama.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.