A Situação da Educação em Enfermagem na América Latina e no Caribe Rumo à Saúde Universal

Autores

  • Silvia Helena De Bortoli Cassiani World Health Organization
  • Lynda Law Wilson University of Alabama at Birmingham; School of Nursing
  • Sabrina de Souza Elias Mikael World Health Organization
  • Laura Morán Peña Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería
  • Rosa Amarilis Zarate Grajales Universidad Nacional Autónoma de México; Escuela Nacional de Enfermería y Obstetricia
  • Linda L. McCreary University of Illinois at Chicago; College of Nursing
  • Lisa Theus University of Alabama at Birmingham; School of Nursing; Collaborating Centre for International Nursing
  • Maria del Carmen Gutierrez Agudelo Universidad de la Sabana; Facultad de Enfermería y Rehabilitación
  • Adriana da Silva Felix World Health Organization
  • Jacqueline Molina de Uriza Asociación Colombiana de Facultades de Enfermería
  • Nathaly Rozo Gutierrez Asociación Colombiana de Facultades de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2913

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Cobertura Universal, Acesso Universal a Serviços de Saúde, Pesquisa em Educação de Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a situação da educação em enfermagem e analisar o quanto os programas de educação em enfermagem, no nível de Bacharelado na América Latina e no Caribe, estão preparando graduados a contribuir para o alcance da Saúde Universal. Método: estudo quantitativo, descritivo/exploratório, transversal, realizado em 25 países. Resultados: um total de 246 escolas de enfermagem participaram do estudo. O corpo docente com nível de Doutorado totalizou 31,3%; sem o Brasil o número fica reduzido a 8,3%. A razão entre experiências clínicas nos serviços de atenção primária à saúde e nos serviços hospitalares foi de 0,63, indicando que os estudantes têm mais experiências clínicas nos cenários hospitalares. Os resultados sugeriram necessidade de aprimoramento relacionada ao acesso à Internet; tecnologia da informação; acesso para portadores de deficiências; avaliação do programa, do corpo docente e dos estudantes; e aos métodos de ensino/aprendizagem. Conclusão: há heterogeneidade na educação em enfermagem na América Latina e no Caribe. Os currículos de enfermagem incluem, geralmente, os princípios e valores da Saúde Universal e da atenção primária à saúde, bem como aqueles princípios subjacentes às modalidades de educação transformativa, como o desenvolvimento de pensamento crítico e complexo, a solução de problemas, a tomada de decisão clínica baseada em evidências, e aprendizagem contínua. No entanto, é preciso promover uma mudança de paradigma na educação em enfermagem que inclua mais treinamento na atenção primária à saúde.

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Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A Situação da Educação em Enfermagem na América Latina e no Caribe Rumo à Saúde Universal. (2017). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 25, e2913-. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2913