Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro

Autores

  • Darlene Mara dos Santos Tavares Triângulo Mineiro Federal University
  • Ana Lúcia de Assis Simões Triângulo Mineiro Federal University
  • Márcia Tasso Dal Poggetto Triângulo Mineiro Federal University
  • Sueli Riul da Silva Triângulo Mineiro Federal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600004

Palavras-chave:

ensino, pesquisa, relações comunidade-instituição, programas de graduação em enfermagem, participação comunitária, família

Resumo

Este artigo objetivou descrever e avaliar o programa de extensão "Integrando saberes para a atenção integral à família" composto por cinco projetos que visaram ampliar conhecimentos e desenvolver habilidades no campo acadêmico, para a realização de ações em saúde, baseadas nas necessidades da família e comunidade. Participaram 33 acadêmicos dos cursos de enfermagem, medicina e biomedicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por oito meses nos Programa Saúde da Família, ambulatórios e Hospital Escola, atendendo 2.000 clientes. Os acadêmicos foram sujeitos de seu aprendizado, vivenciando e refletindo sobre a realidade social. O programa favoreceu integração interinstitucional e indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Interface ensino, pesquisa, extensão nos cursos de graduação da saúde na universidade federal do Triângulo Mineiro. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(6), 1080-1085. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000600004