Determinação social na saúde de crianças nascidas pré-termo: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7720.4606Palavras-chave:
Determinantes Sociais de Saúde; Determinantes Estruturais da Saúde; Recém-Nascido Prematuro; Saúde da Criança; Crescimento e Desenvolvimento; Cuidado da CriançaResumo
Objetivo: mapear o conhecimento científico sobre as dimensões dos Determinantes Sociais de Saúde na saúde de crianças nascidas pré-termo nos primeiros dois anos de vida. Método: trata-se de uma scoping review orientada pelo Joanna Briggs Institute e pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. Dos estudos encontrados em cinco bases de dados e lista de referência daqueles selecionados, foram extraídos os dados aplicando-se um instrumento de codificação elaborado a partir do modelo teórico Determinantes Sociais de Saúde com apoio do software MaxQDA. Resultados: foram incluídas 31 publicações. As dimensões dos determinantes sociais para a saúde da criança mais investigados foram relacionadas às características do indivíduo, com destaque para as condições de saúde e idade, sexo e fatores hereditários, realçando a busca por fatores de repercussão direta na saúde infantil. Conclusão: as dimensões da saúde da criança mais exploradas foram as relacionadas ao desenvolvimento da criança. O comportamento e as condições de vida foram pouco explorados. Futuros estudos com uma abordagem ampliada dos Determinantes Sociais de Saúde de forma integrada poderão contribuir para a elaboração de cuidados centrados nos prematuros e intervenções precoce frente aos desfechos de saúde infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.