Configurações Estratégicas e Desempenho: um Estudo em Micro e Pequenas Empresas Varejistas
DOI:
https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.12.005Palavras-chave:
Estratégia, Configurações, Desempenho, Pequenas empresasResumo
Um conjunto expressivo de estudos advogam a interdependência e complementariedade entre variáveis ambientais, estruturais, estratégicas e pessoais do estrategista na formação da estratégia. São raros os levantamentos que associam essas variáveis com desempenho de empresas de pequeno porte. Conjugando variáveis nessas dimensões, a pesquisa aqui apresentada objetivou verificar quais configurações estratégicas compostas pelo processo de desenvolvimento da estratégia, conteúdo da estratégia, atitude empreendedora, modo administrativo e incerteza ambiental percebida associaram-se ao desempenho de empresas de pequeno porte do varejo de vestuário. Dados levantados em survey com 228 empresas e investigados pela técnica de análise de clusters, revelaram dois grupos/clusters de empresas com configurações e níveis de desempenho distintos. Os resultados indicam a relação de interdependência de variáveis na explanação da heterogeneidade do desempenho organizacional.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-03-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution