Influência do ambiente universitário na intenção empreendedora em universidades públicas e privadas

Autores

  • Maria Renata Martinez Barral Universidade Federal de Pelotas
  • Felipe Garcia Ribeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Mario Duarte Canever Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rauspm.2017.12.009

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Intenção empreendedora, Estudantes, Educação empreendedora

Resumo

Neste artigo, tem-se como objetivo a analise da intenção empreendedora em diferentes ambientes institucionais de educação superior – universidades públicas e privadas. Para tanto, utilizou-se um modelo de intenção empreendedora adaptado de Krueger et al. (2000), conhecido como Modelo Clássico de Intenções Empreendedoras. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aplicado em três universidades públicas e três privadas do estado do Rio Grande do Sul. Através da análise comparativa utilizando-se do método econométrico de diferenças em diferenças evidenciou-se que os resultados estão de acordo com parte de estudos anteriores mostrando que os estudantes de universidades privadas têm intenções empreendedoras mais elevadas. No entanto, os resultados revelaram que os alunos das universidades privadas já tinham intenção empreendedora mais elevada antes de entrarem no curso superior. Assim, não há evidências de que exista diferença na influência do ambiente universitário público e privado na intenção empreendera, e nem nos fatores subjacentes desta (que formam a mesma), exceto para o fator que expressa o desejo de aprender sobre empreendedorismo.

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Publicado

2018-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais