Ensino clínico em cenários reais de prática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p249-256Palavras-chave:
Educação Médica. Hospitais de Ensino. Educação Médica Continuada. Preceptores. Ambulatório Hospitalar. Enfermaria.Resumo
O ensino clínico em cenários reais de prática é um componente essencial da educação na área da saúde. Ele estimula e garante que os estudantes aprendam sobre a prática profissional, sendo um dos mais efetivos meios para o desenvolvimento de habilidades clínicas, particularmente anamnese, exame físico, comunicação, ética, atitude humanística e profissionalismo. Tradicionalmente, enfermarias e ambulatórios, supervisionados por professores clínicos (preceptores), são os locais mais utilizados para o ensino clínico. Porém, apesar da excelente capacitação para a prática profissional, a grande maioria dos preceptores pode ter limitações para o ensino clínico. Assim, para que se atinja um nível de qualidade satisfatória no ensino clínico é necessário tanto a diversificação dos cenários reais de prática como o desenvolvimento do corpo docente. Este artigo aborda os desafios do ensino clínico nos cenários reais de prática e apresenta modelos e estratégias para professores e alunos qualificarem esta atividade dentro e fora do hospital.Downloads
Downloads
Publicado
2015-06-08
Edição
Seção
Capítulos
Licença
Como Citar
1.
Borges MC, Frezza G, Souza C da S, Bollela VR. Ensino clínico em cenários reais de prática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 1º de maio de 2025];48(3):249-56. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104313