O estudante universitário: os desafios de uma educação integral
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p273-281Palavras-chave:
Atenção ao Estudante. Acolhimento a Alunos Ingressantes. Educação Integral. Tutoria. Mentoring.Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir aspectos ligados a ações e programas de atenção ao estudante universitário. Especificamente em relação às profissões da área da saúde, o texto discute as mudanças ocorridas nas ultimas décadas, e o aumento das expectativas da sociedade sobre o estudante, o que tem levado os cursos à constante revisão de objetivos e métodos. Além disso, discute as peculiaridades do período da vida que corresponde ao ingresso na universidade e todas as novas e complexas demandas que o estudante deve enfrentar ao ingressar num curso superior. Essa convergência de novas situações vai além dos desafios relativos ao processo ensino-aprendizagem, e envolve a mobilização de muitos recursos por parte do estudante para adaptar-se. Todos esses esforços podem ter impacto em seu rendimento acadêmico e em sua saúde e qualidade de vida. Para melhor situar os aspectos ligados ao desenvolvimento do adulto jovem no contexto da Universidade, as autoras apresentam o construtivismo social e a perspectiva do curso de vida, como alternativas teóricas que abordam a complexidade dessa situação. Finalmente, apresentam as possibilidades dos programas de apoio ao estudante, exemplificando com as experiências em curso na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto: o Centro de Apoio Educacional e Psicológico, que além de ofertar atenção clínica (psicológica e pedagógica), mantém iniciativas de pesquisa e um Programa de Tutoria Institucional, para acolher os alunos ingressantes.Downloads
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Publicado
2015-06-08
Edição
Seção
Capítulos
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Como Citar
1.
Panúncio-Pinto MP, Colares M de FA. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 8º de março de 2025];48(3):273-81. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104320