Capacidade de exercício e função pulmonar de escolares com história de displasia broncopulmonar: revisão sistemática

Autores

  • Janaina C. Scalco Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daiane L. de Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Camila I. S. Schivinski Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Fisioterapia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i5p501-511

Palavras-chave:

Displasia Broncopulmonar. Doenças Pulmonares. Testes de Função Respiratória. Tolerância ao Exercício. Criança. Adolescente

Resumo

Introdução: a displasia broncopulmonar (DBP) é uma doença respiratória crônica decorrente da necessidade de oxigênio e/ou ventilação mecânica no período neonatal. A lesão pulmonar decorrente da DBP pode levar a alterações na função pulmonar, com limitação do fluxo e aumento da resistência das vias aéreas, que perduram durante a infância e adolescência. Objetivo: realizar uma revisão sistemática de estudos que avaliaram a função pulmonar e a capacidade de exercício de escolares com DBP. Método: realizadas buscas sistematizadas em três bases de dados eletrônicas SciELO, PEDro e MEDLINE via Ovid, sendo selecionados artigos publicados até janeiro de 2014 que avaliaram tanto a função pulmonar como a capacidade de exercício em escolares com DBP. Resultados: através das estratégias de busca foram encontrados 376 títulos relacionados ao tema. Após análise dos critérios de inclusão, apenas cinco trabalhos foram selecionados para compor amostra final. Conclusões: crianças com história de DBP apresentam variável obstrução ao fluxo aéreo em idade escolar e podem atingir menores valores de consumo máximo de oxigênio, volume minuto e volume corrente durante o exercicio. Ainda assim, a função pulmonar parece não influenciar a capacidade de exercício nesta população

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaina C. Scalco, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Hospitalar, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Florianópolis / SC / Brasil
  • Daiane L. de Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia - UDESC
  • Camila I. S. Schivinski, Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Fisioterapia
    Professora Doutora do Departamento de Fisioterapia da UDESC.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

1.
Scalco JC, Medeiros DL de, Schivinski CIS. Capacidade de exercício e função pulmonar de escolares com história de displasia broncopulmonar: revisão sistemática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 21º de outubro de 2015 [citado 14º de dezembro de 2024];48(5):501-1. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/112601