Avaliação de estrutura e processo na atenção em Diabetes mellitus

Autores

  • Fabiana C. M. Zacharias Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ione C. Pinto Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
  • Alexandre F. Bulgarelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Preventiva e Social
  • Ricardo A. Arcênio Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
  • Denise Ferro Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Mariana F. S. Gomide
  • Brisa P. G. Figueira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i2p134-142

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Pública. Enfermagem. Avaliação de Serviços de Saúde. Processos de Enfermagem. Diabetes Mellitus

Resumo

Objetivo: Avaliar a atenção à saúde aos pacientes com Diabetes mellitus tipo 2 a partir dos recursos humanos, registros de profissionais e de atividades técnicas em um Centro de Saúde Escola. Metodologia: Estudo avaliativo quantitativo, descritivo por meio de observação e análise de 150 pacientes com DM em um Centro de Saúde Escola no interior paulista. Resultados: A estrutura física segue a maioria das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os recursos materiais atendem as necessidades em relação às quantidades e qualidade. Em 145 (96.6%) prontuários haviam registros médicos o que aponta a organização do trabalho centrada no modelo biomédico. O registro das medidas antropométricas foi considerado baixo, sendo que em apenas 4 (2.6%) havia a medida da circunferência abdominal. Apenas 5 (3.3%) dos pacientes tiveram consulta com o enfermeiro. Essas consultas foram pontuais enfatizando orientações sobre uso dos medicamentos e aparentemente não se constitui em rotina no serviço. Conclusão: Considerou-se a estrutura do serviço como apropriada, no entanto o processo é um fator a ser revisto pela equipe de saúde

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Biografia do Autor

  • Fabiana C. M. Zacharias, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    Enfermeira, doutoranda em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Ione C. Pinto, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
    Docente, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EERP-USP
  • Alexandre F. Bulgarelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Preventiva e Social
    Docente, Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo A. Arcênio, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública
    Docente, Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EERP-USP
  • Denise Ferro, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
    Enfermeira, mestre em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP
  • Mariana F. S. Gomide
    Enfermeira, doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da EERP-USP
  • Brisa P. G. Figueira
    Enfermeira, Bacharel em Enfermagem pela EERP-USP

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Publicado

2016-04-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Zacharias FCM, Pinto IC, Bulgarelli AF, Arcênio RA, Ferro D, Gomide MFS, et al. Avaliação de estrutura e processo na atenção em Diabetes mellitus. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2º de abril de 2016 [citado 12º de novembro de 2024];49(2):134-42. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/118398