Programas de educação pelo trabalho e tutorial: diferentes enfoques dos grupos ‘PET’ no Brasil

Autores

  • Pedro Henrique Nunes Leite Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Vinícius Aniceto Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Alessa de Andrade Santana Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Bárbara Regina Vieira Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Adriane Souza Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Luís Felipe Silva Visconde Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Jayter Silva de Paula Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i4p381-387

Palavras-chave:

Educação de Graduação em Medicina. Tutor. Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Modelo de Estudo: Relato de experiência. Importância do problema: Este artigo tem o objetivo de relatar como se organizam os diferentes programas educacionais designados pela sigla PET no Brasil, traçando semelhanças e contrastes. Ademais, a ideologia do programa e seus aspectos organizacionais são também descritos. Comentários: Há vários grupos ligados aos três programas PET [Programa de Educação Tutorial, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho - Vigilância em Saúde (PET-VS)] nas universidades brasileiras, com diferentes enfoques e projetos de trabalho. Todos baseados na tríade ensino-pesquisa-extensão, e com o objetivo de formação de profissionais cidadãos, cultos e atuantes nos âmbitos acadêmico e social

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Nunes Leite, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando do curso de Medicina; Membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PET-FMRP-USP
  • Vinícius Aniceto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando do curso de Medicina; Membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PET-FMRP-USP
  • Alessa de Andrade Santana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando do curso de Medicina; Membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PET-FMRP-USP
  • Bárbara Regina Vieira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando do curso de Medicina; Membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PET-FMRP-USP
  • Adriane Souza Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando do curso de Medicina; Membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PET-FMRP-USP
  • Luís Felipe Silva Visconde, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Graduando do curso de Medicina; Membros do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (PET-FMRP-USP
  • Jayter Silva de Paula, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
    Professor de Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Tutor do grupo PETFMRP-USP; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2016-11-11

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Leite PHN, Aniceto V, Santana A de A, Vieira BR, Lima AS, Visconde LFS, et al. Programas de educação pelo trabalho e tutorial: diferentes enfoques dos grupos ‘PET’ no Brasil. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 11º de novembro de 2016 [citado 12º de outubro de 2024];49(4):381-7. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/122733