A abordagem da intersetorialidade para o ensino médico em atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v50i1p58-65Palavras-chave:
Educação Médica, Ação Intersetorial. Atenção Primária à Saúde. Determinantes Sociais da SaúdeResumo
Introdução: O processo de criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um modelo de atenção à saúde, mais humanizado, abrangente, eficaz e resolutivo tem a intersetorialidade como um de seus instrumentos para a transformação. No entanto, há escassez de artigos que abordem a intersetorialidade no contexto da educação médica e da organização das práticas, principalmente na atenção primária. Objetivo: Trazer à luz o conceito de intersetorialidade e o princípio da orientação comunitária na organização das práticas na realidade das equipes de saúde da família, no âmbito do SUS. Método: Análise documental realizada para discutir o conceito de intersetorialidade na obra de autores da Atenção Primária à Saúde (APS), na documentação oficial do Ministério da Saúde e em publicações selecionadas sobre a intersetorialidade. Discutiu-se também a orientação comunitária nas ações prestadas de APS segundo a percepção do médico e da equipe de saúde da família, no Brasil. Foi descrita a evolução do antigo Programa de Saúde da Família para a Estratégia de Saúde da Família como modelo de reorganização da atenção primária à saúde no SUS e no cenário de ensino das Unidades de Saúde da Família (USF) ligadas à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo, no período de 1999 a 2014. Resultados: A documentação oficial e científica consultada mostrou avanço das transformações nos serviços de Saúde da Família, como modelo de organização da APS no país. O cenário das USF orientado para a APS vem contribuindo para a adequação da formação médica e dos profissionais de saúde nessa área. Considerações finais: Não obstante, percebendo-se as potencialidades das práticas intersetoriais e orientadas para a comunidade na mudança do paradigma da saúde, há muito o que fazer no sentido amplo da intersetorialidade, que compreende a abordagem dos determinantes sociais da saúde no planejamento integrado localDownloads
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Publicado
2017-02-16
Edição
Seção
Temas de Ensino Médico
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Como Citar
1.
Forster AC, Ferreira JBB, Lima NK da C, Galati PM, Farche R. A abordagem da intersetorialidade para o ensino médico em atenção primária. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 16º de fevereiro de 2017 [citado 10º de outubro de 2024];50(1):58-65. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/135050