Implantação do laboratório de simulação clínica de uma escola médica no interior do nordeste brasileiro: reflexões sobre o processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.172935

Palavras-chave:

Educação médica, Treinamento por simulação, Competência clínica

Resumo

Esse relato de experiência teve por objetivo descrever e refletir sobre o processo de implantação da simulação no Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM), bem como conjecturar sobre suas contribuições para a graduação de Medicina. No relato, foram resgatadas as vivências de estudantes e docentes da EMCM, descreve-se os cenários de prática, os recursos humanos, os simuladores, o público-alvo, as práticas simuladas, e as perspectivas para o futuro. Espera-se que a implantação do Laboratório de Habilidades Clínicas e Simulação possa fortalecer o processo de interiorização do ensino da Medicina e o compromisso da EMCM no cenário da Educação Médica, formando médicos com capacidade para transformar a realidade local, melhorando os indicadores de saúde e exercendo a profissão com destreza e dedicação.

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Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
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