Educação médica em tempos de crise: a experiência de uma liga acadêmica de dermatologia durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.173937Palavras-chave:
Covid-19, Educação médica, Educação de graduação em medicina, Estudantes de medicinaResumo
Introdução: A pandemia da Covid-19 impôs um grande desafio para as universidades ao redor do mundo, em meio a necessidade de distanciamento social causado pela disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Frente a esta conjuntura, docentes e discentes foram instigados a buscar alterativas para continuidade das atividades universitárias, dentre as quais a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação, assim como, a ampliação do papel das atividades extracurriculares. Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo relatar a experiência da Liga Acadêmica de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde (Liaderm - UFCSPA) durante a pandemia da Covid-19, analisando a importância das atividades extracurriculares e da educação digital como ferramentas de Educação Médica. Relato de experiência: Durante o período de isolamento social e de suspensão de aulas, as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Liaderm - UFCSPA precisaram ser readaptadas. Os encontros da liga, antes presenciais, passaram a ocorrer sob a forma de reuniões online em plataformas de videoconferência, como Zoom® e Google Meet®, nos quais eram organizadas aulas teóricas e discussão de casos clínicos. Aulas abertas à comunidade acadêmica também foram realizadas, como o webinar sobre Cirurgia Dermatológica, que teve participação de estudantes de medicina e outras áreas da saúde de todo o país. Além disso, em vista a manter o engajamento social dos membros, a Liaderm organizou um manual com orientações básicas acerca das lesões dermatológicas desencadeadas pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), essenciais para a proteção dos profissionais de saúde envolvidos com o atendimento aos pacientes com Covid-19. Conclusões: Durante a pandemia, a maioria das atividades desenvolvidas pela Liaderm - UFCSPA pôde ser mantida mediante a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação, como as plataformas de videoconferência. Ademais, o alcance das atividades de ensino da liga foi expandido com a participação de acadêmicos de diferentes estados do país e do exterior. Nesse sentido, as adaptações provocadas pela pandemia podem repercutir a longo prazo, tanto nos modelos de ensino adotados pelas escolas médicas, quanto no reconhecimento das atividades extracurriculares como recursos educacionais estratégicos para a formação em Medicina.
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