Educação médica em tempos de crise: a experiência de uma liga acadêmica de dermatologia durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.173937

Palavras-chave:

Covid-19, Educação médica, Educação de graduação em medicina, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: A pandemia da Covid-19 impôs um grande desafio para as universidades ao redor do mundo, em meio a necessidade de distanciamento social causado pela disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Frente a esta conjuntura, docentes e discentes foram instigados a buscar alterativas para continuidade das atividades universitárias, dentre as quais a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação, assim como, a ampliação do papel das atividades extracurriculares. Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo relatar a experiência da Liga Acadêmica de Dermatologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde (Liaderm - UFCSPA) durante a pandemia da Covid-19, analisando a importância das atividades extracurriculares e da educação digital como ferramentas de Educação Médica. Relato de experiência: Durante o período de isolamento social e de suspensão de aulas, as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Liaderm - UFCSPA precisaram ser readaptadas. Os encontros da liga, antes presenciais, passaram a ocorrer sob a forma de reuniões online em plataformas de videoconferência, como Zoom® e Google Meet®, nos quais eram organizadas aulas teóricas e discussão de casos clínicos. Aulas abertas à comunidade acadêmica também foram realizadas, como o webinar sobre Cirurgia Dermatológica, que teve participação de estudantes de medicina e outras áreas da saúde de todo o país. Além disso, em vista a manter o engajamento social dos membros, a Liaderm organizou um manual com orientações básicas acerca das lesões dermatológicas desencadeadas pelo uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), essenciais para a proteção dos profissionais de saúde envolvidos com o atendimento aos pacientes com Covid-19. Conclusões: Durante a pandemia, a maioria das atividades desenvolvidas pela Liaderm - UFCSPA pôde ser mantida mediante a adoção de Tecnologias de Informação e Comunicação, como as plataformas de videoconferência. Ademais, o alcance das atividades de ensino da liga foi expandido com a participação de acadêmicos de diferentes estados do país e do exterior. Nesse sentido, as adaptações provocadas pela pandemia podem repercutir a longo prazo, tanto nos modelos de ensino adotados pelas escolas médicas, quanto no reconhecimento das atividades extracurriculares como recursos educacionais estratégicos para a formação em Medicina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Sun P, Lu X, Xu C, Sun W, Pan B. Understanding of COVID-19 based on current evidence. J Med Virol. 2020;92(6):548–51.

Darlenski R, Tsankov N. COVID-19 pandemic and the skin: what should dermatologists know? Clin Dermatol. 2020;(xxxx):4–6.

OPAS OP-A da S-. OPAS/OMS Brasil - Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) [Internet]. 2020 [citado 21 de julho de 2020]. Available at: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875

Wollina U. Challenges of Covid-19 Pandemic for Dermatology. Dermatol Ther. 2020;(March):1–5.

Stewart CR, Chernoff KA, Wildman HF, Lipner SR. Recommendations for medical student preparedness and equity for dermatology residency applications during the COVID-19 pandemic. J Am Acad Dermatol. maio de 2020;

Reinholz M, French LE. Medical education and care in dermatology during the SARS-CoV2 pandemia: challenges and chances. J Eur Acad Dermatology Venereol. 2020;34(5):e214–6.

Behar PA. Competencias em Educacao a Distância. 1a. Behar PA, organizador. Porto Alegre: Editora Penso; 2013. 308 p.

Singh DG, Boudville N, Corderoy R, Ralston S, Tait CP. Impact on the dermatology educational experience of medical students with the introduction of online teaching support modules to help address the reduction in clinical teaching. Australas J Dermatol. 2011;52:264–9.

Chehuen Neto JA, Sirimarco MT, Cândido TC, Ferreira I de A, Cambraia R, Campos F, et al. Students’ perspectives on the parallel curriculum in medical schools. Rev Médica Minas Gerais. 2013;23(4):467–78.

Ferreira IG, Carreira LB, Botelho NM, Souza LEA de. Atividades extracurriculares e formação médica: diversidade e flexibilidade curricular. Interdiscip J Heal Educ. 2016;1(2):114–24.

Ferreira IG, Carreira LB, Murphy N, Soares ACB, Fonseca PCC, Sousa LEA de. Extracurricular activities: a comparative perspective among health colleges in Brazil and Ireland. ABCS Heal Sci. 2 de agosto de 2018;43(2):97–103.

Hamamoto Filho PT. Como as ligas acadêmicas podem contribuir para a formação médica ? Diagnóstico e Trat. 2011;16(3):137–8.

Editora UFCSPA. Obras publicadas da Editora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre [Internet]. Coleção UFCSPA – Ciência, Humanidades e Covid-19 / Dermatoses Ocupacionais e Covid-19. 2021 [citado 11 de setembro de 2021]. Available at: https://www.ufcspa.edu.br/vida-no-campus/editora-da-ufcspa/obras-publicadas

Ulman CA, Binder SB, Borges NJ. Assessment of medical students’ proficiency in dermatology: Are medical students adequately prepared to diagnose and treat common dermatologic conditions in the United States? J Educ Eval Health Prof. 17 de maio de 2015;12:18.

Blakely K, Bahrani B, Doiron P, Dahlke E. Early Introduction of Dermatology Clinical Skills in Medical Training. J Cutan Med Surg. 15 de janeiro de 2020;24(1):47–54.

Kirshen C, Shoimer I, Wismer J, DesGroseilliers JP, Lui H. Teaching dermatology to canadian undergraduate medical students. J Cutan Med Surg. 2011;15(3):150–6.

Associação Brasileira de Educação Médica. Resultados preliminares da análise dos questionários de estudantes, professores e gestores de escolas médicas. Brasília; 2020.

Ferreira IG, Weber MB. El día después: el impacto de la pandemia COVID-19 en la residencia de Dermatología. Actas Dermosifiliogr. novembro de 2020;1(1):1–6.

World Health Organization W. Telemedicine: opportunities and developments in Member States: report on the second global survey on eHealth 2009. Genebra; 2010.

Soirefmann M, Blom MB, Leopoldo L, Cestari TF. Telemedicina: uma revisão da literatura. Rev HCPA Fac Med Univ Fed Rio Gd do Sul. 2008;28(2):116–9.

Wagner R, Jalalat S. Utility of a dermatology interest group blog: the impact of medical student interest groups and Web 2.0 tools as educational resources. Adv Med Educ Pract. setembro de 2014;5:331–7.

Goiriz R, Butler C, Rajpopat S, Sahota A, Hubbard V, Jolliffe V. Perceived benefits following completion of a clinical dermatology online programme for general practitioners. Educ Prim Care. 2016;27(4):335–7.

Wanat KA, Newman S, Finney KM, Kovarik CL, Lee I. Teledermatology Education: Current Use of Teledermatology in US Residency Programs. J Grad Med Educ. 2016;8(2):286–7.

Dolev JC, O’Sullivan P, Berger T. The eDerm online curriculum: A randomized study of effective skin cancer teaching to medical students. J Am Acad Dermatol. 2011;65(6):e165–71.

Yeung H, Sargen MR, Luk KM, Berry EG, Gurnee EA, Heuring E, et al. Teledermatology and teledermatopathology as educational tools for international dermatology: a virtual grand rounds pilot curriculum. Int J Dermatol. 2018;57(11):1358–62.

Costa BEP, Hentschke MR, Silva ACC, Barros A, Salerno M, Poli-de-Figueiredo CE, et al. Reflexões sobre a importância do currículo informal do estudante de medicina. Sci Med (Porto Alegre). 2012;22(3):162–8.

Gerrard S, Billington J. The perceived benefits of belonging to an extra curricular group within a pre-registration nursing course. Nurse Educ Pract. maio de 2014;14(3):253–8.

Waller BAM, Liu A, Fleming P, Lansang P. Undergraduate Dermatology Medical Education: Results of a Large-Scale Patient Viewing Program. J Cutan Med Surg. 2019;23(5):482–7.

Jumreornvong O, Yang E, Race J, Appel J. Telemedicine and Medical Education in the Age of COVID-19. Acad Med. 1 de dezembro de 2020;95(12):1838–43.

Pourmand A, Ghassemi M, Sumon K, Amini SB, Hood C, Sikka N. Lack of Telemedicine Training in Academic Medicine: Are We Preparing the Next Generation? Telemed e-Health. 2021;27(1):62–7.

Falcão MC, Fonseca CDPP, Danti GV. Ensino na residência médica em tempos de Covid-19. Rev Paul Pediatr. 2020;38:2–4.

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Ferreira IG, Almeida CS, Bulcão LA, Weber MB. Educação médica em tempos de crise: a experiência de uma liga acadêmica de dermatologia durante a pandemia da Covid-19. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20º de dezembro de 2021 [citado 12º de maio de 2024];54(3):e-173937. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/173937