Laboratório de habilidades e simulação clínica em época de Covid-19: possibilidades e recomendações práticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.177075Palavras-chave:
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Simulação de Paciente, Treinamento por Simulação, Infecções por coronavírus, LaboratóriosResumo
Este artigo teve por objetivo refletir sobre as possibilidades do laboratório de habilidades e simulação clínica enquanto espaço potencial para o treino e desenvolvimento de competências e habilidades no ensino em saúde, além de compartilhar estratégias para o planejamento docente e para o uso desses espaços em tempos de pandemia pela COVID-19. Estudo descritivo, exploratório e qualitativo realizado a partir da consulta a protocolos de recomendações sanitárias, diretrizes/planejamento de universidades públicas nacionais e internacionais para o retorno das atividades acadêmicas práticas em cursos da área da saúde e a opinião de especialistas em simulação clínica. São compartilhadas orientações específicas e comuns considerando os tipos de simulação propostas, estratégias de apoio às experiências clínicas simuladas, além de diretrizes sanitárias. Trata-se de recomendações que devem ser discutidas e adaptadas conforme as diferentes realidades, atualização de diretrizes sanitárias dos órgãos de saúde e educação, além do monitoramento do comportamento da pandemia causada pelo coronavírus em todo o mundo.
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