A descoberta do Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) como instrumento reflexivo na docência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184765Palavras-chave:
Planejamento educacional, Educação Superior, Saúde, Docência, Capacitação de professoresResumo
O processo educativo vivenciado por estudantes e professores deve ser focado na aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes relevantes para compreensão dos fenômenos da vida e sua aplicação na prática profissional, exigindo a participação ativa e efetiva dos muitos envolvidos: estudantes, professores, gestores acadêmicos e outros atores importantes. Ainda que essa máxima faça parte dos discursos dos cursos da área da saúde, ressalta-se, neste trabalho, o valor fundamental do planejamento para uma ação educacional de qualidade. A adoção de instrumentos pedagógicos próprios para este fim pode favorecer uma melhor reflexão, desenvolvimento e comunicação do percurso de formação dos estudantes. Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP), o instrumento utilizado é conhecido como Plano de Ensino e Aprendizagem, o PEA. Neste relato de experiência, apresenta-se o seu contexto de implementação, as discussões envolvendo a comunidade acadêmica, as ações formativas para torná-lo um recurso vivo e potente para o fazer docente, elementos estes que fortaleceram o ensino nos cursos de graduação da FMRP. Ao longo deste artigo, o leitor conhecerá as partes que compõem o PEA, orientações sobre como elaborá-lo, exemplos produzidos por professores e um conjunto de rubricas e critérios que contribuem para nortear o planejamento no contexto da docência nas profissões da saúde.
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