Avaliação de programas educacionais no contexto da educação remota e COVID 19
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184768Palavras-chave:
Avaliação de programas educacionais, Educação à distância, Covid-19Resumo
No início de 2020 o mundo foi surpreendido pelo surgimento e rápido avanço da Covid-19. O impacto sobre os programas educacionais foi enorme. Sendo o distanciamento social uma das poucas formas de mitigar o avanço da pandemia, o ensino remoto emergencial (ERE) passou a ser uma imposição. Neste contexto ganha grande relevância avaliar estas iniciativas a fim de promover rapidamente as mudanças necessárias para que se consiga, minimamente, cumprir os objetivos dos programas educacionais.
Neste artigo discutiremos os fundamentos para a avaliação de programas educacionais no contexto da ERE e da Covid-19. Apresentaremos os princípios básicos de uma avaliação de programas educacionais que são aplicáveis desde a uma aula isoladamente, até ao curso como um todo. Discutiremos a aplicação dos modelos experimentais, Kirkpatrick, modelo lógico e CIPP (Contexto, Insumo, Processo e Produto).
A avaliação das atividades educacionais que utilizaram o ERE, implementado durante a pandemia em 2020, é uma oportunidade para rever práticas e induzir mudanças substanciais no processo de formação das próximas gerações de profissionais da saúde e dos docentes.
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