Ensino do exame respiratório: o que é história e o que é necessidade?

Autores

  • Yasmin Redi Castagna Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-5408-7944
  • Ana Paula Sambugaro Pernomian Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7333-8323
  • Isadora Rocha Zaneti Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-9669-2037
  • Fabio Celeste de Oliveira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-8927-8532
  • Lilian Carvalho Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2894-4180
  • Rafael Reis Rocha Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-8977-3717
  • Ricardo Frenchel Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-8545-3831
  • João Pedro Rabelo de Araújo Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-1773-0208
  • Elcio Oliveira Vianna Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-1902-6326
  • Andrea Antunes Cetlin Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7187-7713

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.194460

Palavras-chave:

Semiologia , Exame físico, Ensino médico, Aparelho respiratório

Resumo

A semiologia é uma das técnicas mais utilizadas na prática médica há séculos. Ensinada por meio de roteiros sistematizados, estudantes de inúmeras escolas da área de saúde por todo o mundo aprendem as manobras semiológicas como fundamento na avaliação dos pacientes. No entanto, apesar de extremamente difundida, discute-se pouco sobre sua acurácia como manobra diagnóstica. Tendo este ponto em vista, este artigo aborda a precisão das diversas manobras semiológicas do exame físico do aparelho respiratório e a descrição comparativa do seu ensino em diferentes escolas médicas no mundo. Como resultados, tem-se valores de acurácia discordantes, o que pode ser justificado pela qualidade dos estudos ou pelas variáveis analisadas que diferem entre os estudos e propostas de padronização. Em conclusão, a semiologia é a base da avaliação médica, independentemente dos avanços e disponibilidade dos exames de imagens, e cada manobra deve ser ensinada com seu devido valor científico. Conhecer a aplicabilidade e individualizar a prática das etapas do exame respiratório pode ser um caminho possível de adequação aos tempos atuais, sem impor perdas de informações relevantes para o desenvolvimento do raciocínio clínico.

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Biografia do Autor

  • Yasmin Redi Castagna, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina.

  • Ana Paula Sambugaro Pernomian, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina

  • Isadora Rocha Zaneti, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina

  • Fabio Celeste de Oliveira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina

  • Lilian Carvalho Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluna Monitora do Curso de Medicina

  • Rafael Reis Rocha, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina.

  • Ricardo Frenchel, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina.

  • João Pedro Rabelo de Araújo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Aluno(a)-monitor(a) do Curso de Medicina.

  • Elcio Oliveira Vianna, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Docente.

  • Andrea Antunes Cetlin, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Docente

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Publicado

2022-11-09

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Castagna YR, Pernomian APS, Zaneti IR, Oliveira FC de, Silva LC, Rocha RR, et al. Ensino do exame respiratório: o que é história e o que é necessidade?. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 9º de novembro de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];55(3):e-194460. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/194460

Dados de financiamento