A Interprofissionalidade na instituição de ensino superior levantamento sobre disciplinas dos cursos de graduação na saúde e a interprofissionalidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195978Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Competência Profissional, Pesquisa InterdisciplinarResumo
Uma das metas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) / Interprofissionalidade foi inserção e a implementação dos elementos da Educação Interprofissional (EIP) nos currículos dos cursos de graduação em saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar o levantamento e caracterização da interprofissionalidade e das práticas colaborativas presentes nos conteúdos das disciplinas curriculares dos cursos de graduação da área da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de São Paulo que participaram do PET – Saúde/Interprofissionalidade. O percurso metodológico adotado se deu a partir da solicitação aos coordenadores de cursos de graduação das IES para preenchimento de um questionário estruturado, com questões sobre iniciativas/conteúdos e disciplinas inseridas nos seus currículos que desenvolviam competências e habilidades relacionadas à EIP e Prática Colaborativa. O estudo produziu evidências sobre o perfil estadual paulista dos projetos aprovados no PET – Saúde/Interprofissionalidade no tocante à existência de conteúdos curriculares com enfoque na EIP. Os resultados mostraram que maior parte dos cursos apresenta disciplinas em conjunto com áreas distintas da saúde, porém sem aplicar, explicitamente, os fundamentos teóricos e metodológicos da EIP. Conclui-se que há intenção na implementação e desenvolvimento das competências e habilidades colaborativas e interprofissionais nos diferentes cursos de graduação em saúde caracterizados, porém constatam-se diversos desafios nessa direção que dificultam o processo. Apesar dos coordenadores de curso demonstrarem domínio do referencial conceitual e metodológico da EIP, existe uma diversidade de entendimento sobre qual o momento mais adequado para a adoção desta estratégia no currículo.
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Referências
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