A educação interprofissional como estratégia de reorientação do modelo de atenção e de saúde no Brasil: contribuições do PET-Saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195982Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Atenção à Saúde, Educação em SaúdeResumo
Nos últimos 20 anos as instituições formadoras brasileiras foram convocadas mais intensamente a participarem de iniciativas para as mudanças na qualificação do profissional de saúde, com vistas a promoverem maior preparo para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais recentemente, no ano de 2018, o Ministério da Saúde lançou a nona edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) com foco na interprofissionalidade. O PET-Saúde/Interprofissionalidade se beneficiou de influências das iniciativas históricas das mudanças no modelo de formação do Brasil. A abordagem interprofissional ganhou maior robustez no âmbito das instituições formadoras e na rede de atenção à saúde a partir desta edição do programa, o que evidenciou a necessidade de investimentos em outras áreas, como a formação de professores, o desenvolvimento da comunicação efetiva entre os profissionais e o maior estímulo ao ensino em comunidade de prática. Este trabalho expõe importantes avanços do Brasil no tema da Educação Interprofissonal (EIP) como estratégia de reorientação de seu modelo de atenção e de saúde. Por outro lado, sinaliza que é preciso estabelecer profundas mudanças na formação e na atenção à saúde, de modo a garantir que o PET-Saúde alcance seus propósitos, oportunizando refletir que para pensar o trabalho, conforme as reais necessidades em saúde, é preciso pensar na formação, igualmente tão necessária. Conclui-se que o PET- Saúde/Interprofissionalidade é um possível caminho para reorientar o modelo de formação e de trabalho em saúde no Brasil.
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