Educação Permanente em Saúde na atenção primária: percepções de trabalhadores sobre conceito e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.196780

Palavras-chave:

Educação permanente, Atenção primária à saúde, Saúde pública, Política pública, Conhecimento

Resumo

O presente estudo pretendeu investigar como equipes de saúde da atenção primária à saúde percebem o significado da Educação Permanente em Saúde (EPS) e como a prática tem ocorrido em suas realidades. Participaram do estudo duas equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) escolhidas por meio de sorteio, sendo uma Equipe Saúde da Família (eSF) e outra Equipe de Atenção Primária (eAP) em um município no interior do estado de São Paulo. Os participantes foram trabalhadores da saúde compreendendo os profissionais de nível superior e nível médio de cada equipe. O instrumento utilizado para coleta foi um questionário online formado por catorze questões divididas em duas partes, sendo uma destinada às informações do perfil profissional e a segunda parte voltada para questões relevantes ao estudo. A aplicação do questionário se deu no último bimestre do ano de 2020. O material coletado foi reunido e analisado pela técnica de análise de conteúdo temática descrita por Bardin e Minayo. A partir dos grandes temas do estudo, “Conhecimento” e “Prática de EPS”, o material permitiu a identificação de três núcleos de significação, sendo eles: “EPS como Educação Continuada”, “Desafios institucionais e pessoais para a mudança” e “Apoio da gestão e movimento da própria equipe”. Compreendendo as limitações do estudo quanto ao tamanho da amostra e instrumento utilizado para coleta de dados, os resultados trazem homogeneidade com estudos já publicados. Equipes da Atenção Primária à Saúde enfrentam confusão no significado de EPS no desenvolvimento de práticas voltadas à proposta da Educação Continuada, onde consequentemente observa-se o enfrentamento de barreiras no planejamento da prática de EPS. Da mesma forma, vê-se similaridade aos resultados encontrados no estudo com a literatura no que diz respeito ao engajamento das equipes em fazer a prática acontecer.

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Biografia do Autor

  • Carolina Luiz Ferreira da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Fonoaudióloga

  • Tatiane Martins Jorge, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, (SP), Brasil

    Fonoaudióloga

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Silva CLF da, Jorge TM. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: percepções de trabalhadores sobre conceito e prática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 15º de agosto de 2023 [citado 13º de maio de 2024];56(2):e-196780. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/196780