Avaliação de impacto da atividade “journal club” no conhecimento de metodologia científica entre os estudantes de medicina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2023.209299Palavras-chave:
Medicina baseada em evidências, Educação de graduação em medicina, Disseminação de informaçãoResumo
Introdução: O Journal Club é um ambiente para troca de informações dentro do contexto médico, diante de uma literatura atualizada e medicina baseada em evidências. Tendo em vista a importância da atualização constante de conhecimentos adquiridos e o cenário de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, o evento Journal Club foi realizado virtualmente, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre metodologia científica entre estudantes de medicina por meio da compreensão das diferenças de cada tipo de estudo da pirâmide de evidências a partir da leitura e discussão de artigos científicos. Metodologia: Estudo analítico, prospectivo e transversal realizado em outubro de 2021. O evento Journal Club ocorreu em nove aulas onde foram abordados cada tipo de estudo
da pirâmide de evidência. A amostra foi composta por 20 estudantes de medicina. Um questionário foi aplicado no início e ao final do evento para avaliar o conhecimento dos participantes a partir das aulas ministradas, e foi dividido em duas partes, a primeira com dados de identificação do participante e a segunda com 19 questões sobre os tipos
de estudos presentes na pirâmide de evidência. Resultados: Observou-se que, após a análise do questionário pré e pós-evento, dentre as 19 questões realizadas, houve um aumento de acertos em 17 entre as quais 3 obtiveram um valor estatístico significativo: questões 1 (p= 0,031), 15 (p=0,039) e 18 (p= 0,016). Discussão: Notou-se aumento dos acertos de questões entre o pré e pós-aulas, podendo indicar uma melhora no entendimento por parte dos acadêmicos acerca do assunto. Além disso, o estudo mostrou uma baixa atuação dos acadêmicos em pesquisas científicas (apenas 25% já se envolveram em algum projeto). Conclusão: A partir da análise do desempenho dos participantes nos questionários pré e pós-evento é possível afirmar que os estudantes de medicina conseguiram ampliar seu conhecimento sobre metodologia científica.
Downloads
Referências
Brennan N, Edwards S, Kelly N, Miller A, Harrower L, Mattick K. Qualified doctor and medical students’ use of resources for accessing information: what is used and why? Health Information & Libraries Journal. 2014 Jul 15;31(3):204–14.
Fagundes-Pereyra WJ, Petroianu A. Interesse de Estudantes de Medicina por Pesquisa Científica. Revista Brasileira de Educação Médica. 2000 Sep;24(2):9–13.
Peterson MW, Rowat J, Kreiter C, Mandel J. Medical Students’ Use of Information Resources: Is the Digital Age Dawning? Academic Medicine. 2004 Jan;79(1):89–95.
del Giglio A. Conselhos para um jovem médico. 1a ed. Minha Editora; 2008.
Green ML. Evidence-based medicine training in graduate medical education: past, present and future. Journal of Evaluation in Clinical Practice. 2000 May;6(2):121–38.
Lee WR. Computer-Based Learning in Medical Education: A Critical View. Journal of the American College of Radiology. 2006 Oct;3(10):793–8.
Novelli G, Biancolella M, Mehrian-Shai R, Erickson C, Godri Pollitt KJ, Vasiliou V, et al. COVID-19 update: the first 6 months of the pandemic. Human Genomics [Internet]. 2020 Dec 23 [cited 2021 Mar 6];14(1):48. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33357238/
Greenhalgh T, Taylor R. How to read a paper: Papers that go beyond numbers (qualitative research). BMJ. 1997 Sep 20;315(7110):740–3.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliano Mota Volinger , Ana Carolina Coelho Baracat, Eduarda Feitosa Lourenço , Élen Maria Guimarães Zeni, Heitor Augusto Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.