Risco psíquico: uma abordagem psicanalítica na identificação de alterações subjetivas em pacientes assistidos em um complexo hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.212549Palavras-chave:
Psicanálise, Assistência hospitalar, Equipe de assistência ao pacienteResumo
Este trabalho propõe-se a ser uma análise embasada na teoria psicanalítica do instrumento “risco psíquico”, utilizado pela equipe multidisciplinar de um renomado complexo hospitalar, com o objetivo de coletar informações e identificar possíveis alterações subjetivas nos pacientes em tratamento na instituição. Essa ferramenta é empregada para identificar e encaminhar os pacientes para uma avaliação especializada de saúde mental, a fim de oferecer acompanhamento e monitoramento psicológico. O objetivo foi reconhecer a especificidade do instrumento denominado “risco psíquico”, suas possibilidades e abrangência, como mais uma opção de escuta para pacientes em sofrimento. A aplicação do instrumento reforçou a importância de uma avaliação prévia do paciente, contribuindo de forma significativa para a elaboração de um plano de cuidados e intervenções que visam proporcionar uma assistência psíquica de qualidade durante o processo de adoecimento.
Downloads
Referências
Hospital Sírio-Libanês. Abordagem de pacientes, familiares e/ou acompanhantes com risco psíquico identificado. São Paulo: Hospital Sírio-Libanês; 2019.
Lacan J. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1986.
Lacan J. Variantes do tratamento padrão. In: Lacan J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1998. p. 325-64.
Lacan J. O aturdito. In: Lacan J. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2003. p. 448-97.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Miryelle Viana de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.