Triagens remotas de crianças e orientações fonoaudiológicas para cuidadores durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2025.213870Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Desenvolvimento infantil, Fatores de risco, Fonoaudiologia, Promoção da saúdeResumo
O desenvolvimento da linguagem da criança decorre da interação entre as suas características biológicas e as experiências oferecidas pelo meio ambiente. Fatores adversos nessas duas grandes áreas podem alterar o seu ritmo desenvolvimental, resultando em prejuízos significativos. O objetivo deste estudo foi realizar uma triagem remota de crianças de 1 a 4 anos de idade atendidas por diferentes Unidades de Saúde da Família de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e orientar os responsáveis quanto a condutas positivas para o aprimoramento da linguagem, enquanto aguardavam o encaminhamento dessas crianças para uma intervenção precoce. Por conta do cenário pandêmico, foi elaborado um questionário de triagem online baseado no Protocolo de Desenvolvimento da Linguagem, e por meio de busca ativa dos participantes foi realizada a triagem de 285 crianças. Os resultados encontrados evidenciaram significância estatística nos itens "impactos provocados pela pandemia” e “interação com outras crianças”. Crianças que não frequentam a escola também apresentam maior prevalência de atraso se comparadas com as que frequentam. Constatou-se uma taxa de 18,95% de atraso no total da amostra estudada. Os pais/responsáveis foram orientados e instrumentalizados com o guia de estimulação da linguagem desenvolvido pela pesquisadora executante, e as unidades sinalizadas quanto às crianças com atrasos. As informações encontradas neste estudo evidenciam que há importante desafio no que tange à definição de políticas públicas que possam diminuir as discrepâncias e lacunas causadas por esse período pandêmico.
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