Avaliação da aprendizagem no ensino superior em saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.214928Palavras-chave:
Avaliação educacional, Aprendizagem, Educação superior, Educação em saúde, DocenteResumo
A avaliação da aprendizagem é um importante componente pedagógico e está interligada ao ensino. A avaliação subsidia o docente na condução do processo ensino-aprendizagem. Pautada em seus atributos, métodos e funções (formativa, somativa e informativa), a avaliação agrega informações acerca do desempenho do estudante e orienta a tomada de decisões das instituições de ensino. Neste artigo, apresentam-se conceitos básicos de avaliação da aprendizagem, sendo tecida historicamente no contexto da educação a partir das abordagens pedagógicas e paradigmas e as perspectivas do cenário das graduações na área da saúde. A partir do histórico de mudanças no ensino superior em saúde, observa-se a necessidade de se reconhecer a avaliação como mecanismo de regulação da educação, para o fomento e a consolidação da reestruturação curricular.
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