Implicações do ser docente de saúde mental para a formação dos futuros enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.218956Palabras clave:
Docentes de enfermagem, Bacharelado em enfermagem, Educação em enfermagem, Assistência à saúde mental, Saúde mentalResumen
O docente da área de enfermagem em saúde mental tem um papel importante na formação dos futuros enfermeiros, principalmente no desenvolvimento de um perfil profissional crítico e reflexivo para desempenhar competências específicas para o cuidado às pessoas em sofrimento psíquico. Este estudo teve como objetivo conhecer as implicações de ser docente de saúde mental no processo de formar futuros enfermeiros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com nove docentes das disciplinas de saúde mental dos cursos de graduação em enfermagem de seis diferentes instituições de ensino superior. A produção de dados deu-se por entrevista semiestruturada online, com utilização de roteiro e aplicação da técnica de Análise de Conteúdo, tendo como lente teórica os pressupostos da Política Nacional de Saúde Mental. Os achados deste estudo apontam que ser docente de saúde mental implica em desenvolver um processo formativo com foco nos serviços substitutivos e de base comunitária e na sensibilização sobre a prática do autocuidado, além da luta por espaço curricular para o fortalecimento desse campo de conhecimento. Conclui-se que as implicações apresentadas revelam o compromisso dos docentes com uma formação pautada na Reforma Psiquiátrica. Para além, este estudo contribui para o aporte da literatura que subsidiam tomadas de decisões políticas na educação, com foco na qualificação de enfermeiros para a saúde mental.
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