Projetos Pedagógicos das Residências Multiprofissionais em Saúde: uma perspectiva para a Educação e Prática Interprofissional Colaborativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.224673

Palavras-chave:

Relações interprofissionais; , Educação interprofissional, Educação, Especialização

Resumo

Objetivo: Analisar os Projetos Pedagógicos dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde de uma instituição de ensino pública em relação à educação e prática interprofissional colaborativa. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa que analisou os Projetos Pedagógicos de três Programas de Residência Multiprofissional em Saúde de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista, na perspectiva da análise de conteúdo. Resultados: A análise permitiu identificar as competências desenvolvidas e as orientações política e pedagógicas dos Projetos Pedagógicos no contexto dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde, elucidando se o proposto pelos programas apresenta aproximações com a prática interprofissional colaborativa. Conclusão: Os marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional se aproximam aos elementos didáticos, pedagógicos, políticos e organizacionais identificados nos programas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

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Biografia do Autor

  • Lucas Cardoso dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, (SP), Brasil

    Doutor em Enfermagem

  • Thiago da Silva Domingos, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Clínico e Cirúrgica, São Paulo, (SP), Brasil

    Doutor em Enfermagem

  • Eduardo Gabriel Cassola, Organização Social de Saúde Pirangi, Botucatu, (SP), Brasil.

    Especialista em Saúde Mental

  • Débora Rodrigues Vaz, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, (SP), Brasil

    Doutora em Ciências

  • Wilza Carla Spiri, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Medicina de Botucatu, Botucatu, (SP), Brasil

    Livre Docente. Doutora em Enfermagem

Referências

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Publicado

— Atualizado em 2025-03-17

Como Citar

1.
Santos LC dos, Domingos T da S, Cassola EG, Vaz DR, Spiri WC. Projetos Pedagógicos das Residências Multiprofissionais em Saúde: uma perspectiva para a Educação e Prática Interprofissional Colaborativa. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 17º de março de 2025 [citado 29º de março de 2025];57(2):e-224673. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/224673