Projetos Pedagógicos das Residências Multiprofissionais em Saúde: uma perspectiva para a Educação e Prática Interprofissional Colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.224673Palavras-chave:
Relações interprofissionais; , Educação interprofissional, Educação, EspecializaçãoResumo
Objetivo: Analisar os Projetos Pedagógicos dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde de uma instituição de ensino pública em relação à educação e prática interprofissional colaborativa. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter descritivo e exploratório e abordagem qualitativa que analisou os Projetos Pedagógicos de três Programas de Residência Multiprofissional em Saúde de uma Instituição de Ensino Superior do interior paulista, na perspectiva da análise de conteúdo. Resultados: A análise permitiu identificar as competências desenvolvidas e as orientações política e pedagógicas dos Projetos Pedagógicos no contexto dos Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde, elucidando se o proposto pelos programas apresenta aproximações com a prática interprofissional colaborativa. Conclusão: Os marcos teórico-conceituais e metodológicos da educação interprofissional se aproximam aos elementos didáticos, pedagógicos, políticos e organizacionais identificados nos programas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
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Referências
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