Interprofissionalidade em ambientes digitais: experiência do PET-Saúde frente aos impactos da pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.225149

Palavras-chave:

Equipe de assistência ao paciente., Promoção da saúde, COVID-19, Equipe de assistência ao paciente

Resumo

A pandemia do COVID-19 gerou profundas repercussões sobre as dinâmicas de trabalho na área da saúde, remodelando os ambientes pelos quais as práticas laborais interprofissionais se desenvolviam O PET-Saúde 2018, marcadamente estruturado com o objetivo de ser um indutor do interprofissionalismo, nesse cenário, reformulou atuação de discentes, docentes e profissionais da saúde, que a partir da pandemia passaram a desenvolver atividades interprofissionais por meios virtuais. Este estudo teve como objetivo compreender os impactos da migração de ambientes presenciais para virtuais no trabalho interprofissional desenvolvido no Programa PET-Saúde. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram do estudo 16 integrantes da nona edição do programa, a saber: nove discentes, dois docentes ou tutores das graduações da área da saúde e cinco profissionais da saúde vinculados a entidades de saúde participantes do programa. Os dados foram coletados, no mês de novembro de 2023, por meio de um questionário online, elaborado pelos autores com base na literatura e, submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados obtidos proporcionaram uma análise reflexiva sobre como a migração entre diferentes ambientes de exercício do interprofissionalismo, notadamente do presencial para o virtual em meio à pandemia, impactou o trabalho interprofissional promovido pelo PET-Saúde. Identificou-se uma dualidade nas percepções sobre a articulação entre ensino, serviço e comunidade. A maioria dos participantes reconheceu a possibilidade de estabelecer articulações entre ensino, serviço e comunidade, mas também destacou que a integração virtual entre os membros da equipe apresentou desafios e prejudicou o entrosamento. Conclui-se por meio deste estudo que o ambiente virtual é um território desafiador, mas dotado de grandes potencialidades ao exercício da interprofissionalidade, merecendo tais características serem exploradas e aprofundadas. Além disso, ressalta-se que, apesar dos desafios, o ambiente virtual oferece uma série de oportunidades e potencialidades para a prática interprofissional, como a facilidade de comunicação, compartilhamento de recursos e trabalho em equipe remoto. Portanto, é crucial que essas características sejam reconhecidas e exploradas de modo a otimizar a colaboração interprofissional e promover melhores resultados no ambiente virtual.

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Biografia do Autor

  • Maico Lau Cibils Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, (PR), Brasil

    Discente do curso de medicina 

  • Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, (PR), Brasil

    Docente do Curso de Medicina

  • Anália Rosário Lopes, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, (PR), Brasil

    Docente do Curso de Medicina

  • Nandra Martins Soares, Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, Foz do Iguaçu, (PR), Brasil.

    Docente do Curso de Psicologia

  • Monica Augusta Mombelli, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, (PR), Brasil

    Docente do Curso de Medicina

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

1.
Ferreira MLC, Andrade LMXG, Lopes AR, Soares NM, Mombelli MA. Interprofissionalidade em ambientes digitais: experiência do PET-Saúde frente aos impactos da pandemia de Covid-19. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 17º de março de 2025 [citado 29º de março de 2025];57(2):e-225149. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/225149