Mapeamento de possibilidades de iniciativas de educação interprofissional: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.225765

Palavras-chave:

Educação interprofissional, Relações Interprofissionais, Currículo, Universidades, Ciências da Saúde

Resumo

A adoção e o fortalecimento da Educação Interprofissional (EIP) nos currículos das universidades requerem rigoroso e sistemático planejamento na incorporação dos marcos teóricos conceituais e metodológicos da EIP, assegurando intencionalidade em desenvolver a colaboração, sem desconsiderar a realidade dos cursos e instituições. Este estudo de caso teve como objetivo mapear possibilidades de sistematização de iniciativas de EIP em cursos da área da saúde, tomando por base os currículos pré-existentes. Realizou-se análise documental dos componentes curriculares dos cursos de graduação na área da saúde de uma universidade pública do nordeste do Brasil, seguindo roteiro norteador. Utilizou-se a sistematização e análise de dados com foco no encadeamento dos elementos centrais de iniciativas de EIP relatados na literatura internacional. Possibilidades de EIP foram identificadas nos diferentes cursos, com alguns apresentando mais de um componente curricular com oportunidades de interações interprofissionais por período letivo. Temas comuns relacionados ao cuidado hospitalar e à atenção primária à saúde aparecem como oportunidades de aprendizagem interprofissional, facilitando o planejamento de futuras atividades interprofissionais. O modelo de mapeamento de iniciativas de EIP utilizado nesse estudo forneceu um caminho possível para universidades que têm poucas ou nenhuma iniciativa de EIP estruturadas e têm o objetivo de fazê-los.

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Biografia do Autor

  • Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Curso de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Pau dos Ferros, (RN), Brasil

    Doutora em Ciências da Saúde

  • Marianna Gil de Farias Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil

    Graduada em Medicina 

  • Ana Olivia Dantas Batista, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Curso de Enfermagem, Departamento de Enfermagem, Pau dos Ferros, (RN), Brasil

    Doutora em Ciências da Saúde

  • Eudes Euler de Souza Lucena, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil

    Doutor em Psicobiologia

  • Marcelo Viana da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, (RN), Brasil

    Doutor em Ciências da Saúde

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

1.
Pereira AKA de M, Morais MG de F, Batista AOD, Lucena EE de S, Costa MV da. Mapeamento de possibilidades de iniciativas de educação interprofissional: um estudo de caso. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 17º de março de 2025 [citado 29º de março de 2025];57(2):e-225765. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/225765