ESTRUTURA DE UMA AULA TEÓRICA I: CONTEÚDO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i1p17-27Palavras-chave:
Aula Teórica, conteúdo, elaboração, retenção. Educação Médica.Resumo
Durante o processo de elaboração do conteúdo de uma aula teórica, o palestrante deve selecionar e integrar as noções que deseja transmitir, considerando a capacidade de retenção da platéia. O primeiro passo deve ser a definição de objetivos, ou seja, o que se pretende que seja retido ao final da aula. A partir deste conhecimento, o palestrante deverá selecionar pequenas parcelas de informação (tópicos) que embasam o que se quer transmitir, utilizando também ilustrações (evidências). Estes tópicos/evidências devem ser coesos, garantindo uma estrutura de começo-meio-fim para a aula. É fundamental levar em consideração nesta elaboração a capacidade de retenção da platéia, influenciada pela forma como é transmitida a informação, a quantidade de conhecimento transmitido, a duração da atividade e as intervenções que o palestrante pode fazer. Todas estas características fundamentam que o conteúdo deve ser cuidadosamente selecionado, transmitindo-se pouco informação de forma a garantir a retenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença