FUNDAMENTOS DE ELETROFISIOLOGIA: POTENCIAIS DE MEMBRANA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v40i3p378-393Palavras-chave:
Potenciais da Membrana. Eletrofisiologia. Biofísica. Ensino. Aprendizagem. Instrução ProgramadaResumo
A eletrofisiologia é de fundamental importância para os profissionais da área médica, não obstante seja um dos temas de difícil compreensão pelos estudantes. Com base em nossa experiência didático-pedagógica, sentimos a necessidade de auxiliar o estudante que se inicia nesse assunto, ou que o retoma. Assim, elaboramos um instrumento auto-instrucional de ensino-aprendizagem, de fácil utilização, onde o domínio seqüencial dos conteúdos favorece as novas aquisições cognitivas. O instrumento visa tratar dos princípios físico-químicos da bioeletrog ênese, fornecendo a base de estudo da neurofisiologia, da endocrinologia e da eletrofisiologia cardíaca inter alia. Precedido de uma introdução teórica e dos objetivos, apresenta uma seqüência lógica, articulada e hierarquizada de setenta questões objetivas de múltipla escolha, com três alternativas, sendo cinqüenta e nove questões básicas e onze aplicadas. As questões objetivam estimular o estudante a descobrir, por meio do raciocínio lógico-dedutivo, os fundamentos bioelétricos da geração e manutenção do potencial de membrana. Em paralelo com o conteúdo das proposições, foram dispostos vários insets reforçadores dos conceitos essenciais ou que destacam aspectos relevantes e aplicados do tema. Na parte final, apresentou-se o gabarito das questões. O instrumento foi utilizado em atividades de estudo em grupos, de alunos de cursos da área biológica, com resultados satisfatórios.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-09-30
Edição
Seção
Temas de Ensino Médico
Licença
Como Citar
1.
Delattre E. FUNDAMENTOS DE ELETROFISIOLOGIA: POTENCIAIS DE MEMBRANA. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 2007 [citado 17º de dezembro de 2024];40(3):378-93. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/336