Cinema: uma ferramenta pedagógica e humanista para temas em Saúde-Educação. A experiência do CineSocial

Autores

  • Joab J. S. Xavier Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Nathalie L. S. Dewulf Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Cristiane M. Peres Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Gisele C. Barros Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Karina Pfrimer Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP -USP
  • Claudia S. Nakao Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Francine Leite Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - FSP-USP
  • Rafael J.A. Silva Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
  • Ricardo L.R. Santos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP-USP
  • Rosane A. Monteiro Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Antonio Ruffino-Netto Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
  • Antonio C.D. Carvalho Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v44i3p260-266

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Metodologia. Ciência. Arte. Cinema como assunto. Filmes e vídeos educativos.

Resumo

Modelo do estudo: Abordagem qualitativa de pesquisa Objetivo: foi utilizado recurso audiovisual (filmes)para propiciar reflexões, discussões e atualização de professores, alunos e profissionais da saúde emtemas sociais pertinentes às áreas da saúde e educação. Metodologia: o projeto foi estruturado em formade curso de difusão com cinco encontros, entre agosto e dezembro de 2008. Foram abordados temasrelevantes em Saúde e Educação (fome, violência escolar, gravidez na adolescência, processo saúdedoença e drogas na adolescência) e foram convidados especialistas em cada temática para debate. Oinstrumento utilizado para captar as percepções dos participantes foi um questionário de 14 questõessemi-estruturadas e ao final de cada encontro foi solicitada a entrega de relatório. Foi realizada AnáliseTemática de Narrativa de material proveniente dos relatórios individuais de reflexão. Resultados: osencontros tiveram a presença de 49 participantes (estudantes de graduação, professores da rede municipal de ensino, profissionais da área da saúde, pós-graduandos e docentes do ensino superior). Naanálise do material narrativo advindo das questões abertas dos relatórios individuais de reflexão foipossível levantar dois blocos de categorias, sendo que o primeiro deles destacou as expectativas que osparticipantes tinham antes de iniciar o projeto CineSocial e o segundo bloco levantou a opinião dosparticipantes sobre a relevância do curso. Discussão e Conclusões: o uso do cinema possibilitou acirculação dos conhecimentos, tornou possível a difusão de experiências, corroborou a ideia de quedocumentários assim como filmes de ficção podem exprimir os conhecimentos orientados pela Ciência.Pensar a arte do cinema não foi a prioridade dessa experiência, a prioridade foi pensar a vida, a sociedade, a escola, a saúde, a exclusão social e temas do cotidiano presentes dentro ou fora das escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joab J. S. Xavier, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
    Mestre em Ciências Médicas (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Nathalie L. S. Dewulf, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
    Pós-doutoranda emCiências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Cristiane M. Peres, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
    Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Gisele C. Barros, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
    Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Karina Pfrimer, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP -USP
    Docente, curso de Nutrição e Metabolismo do Departamento de Pediatria e Puericultura da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP -USP
  • Claudia S. Nakao, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
    Mestre em Ciências Médicas (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Francine Leite, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - FSP-USP
    Doutoranda em Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - FSP-USP
  • Rafael J.A. Silva, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
    Professor de Ensino Médio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
  • Ricardo L.R. Santos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP-USP
    Mestre em Ciências (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo -FMRP-USP
  • Rosane A. Monteiro, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
    Mestre em Ciências Médicas (Saúde na Comunidade), Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP
  • Antonio Ruffino-Netto, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
    Docente do Departamento de Medicinal Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
  • Antonio C.D. Carvalho, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.
    Docente do Departamento de Medicinal Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - FMRP-USP.

Downloads

Publicado

2011-10-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Xavier JJS, Dewulf NLS, Peres CM, Barros GC, Pfrimer K, Nakao CS, et al. Cinema: uma ferramenta pedagógica e humanista para temas em Saúde-Educação. A experiência do CineSocial. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de outubro de 2011 [citado 27º de abril de 2024];44(3):260-6. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/47434