Perfil de usuários em um serviço de pronto atendimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v45i1p31-38Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde. Serviços Médicos de Emergência.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar o perfil de usuários atendidos no pronto atendimento (PA) de umdistrito do município de Ribeirão Preto - SP. Estudo quantitativo sobre usuários que procuraram o PAentre janeiro a junho de 2009. Foram caracterizados quanto ao sexo, faixa etária, horário, dia da semanae mês de maior procura, justificativa da procura, conduta e encaminhamentos realizados. Dos 45.771atendimentos realizados, foi selecionada amostra com 330 fichas de atendimento pela técnica deamostragem aleatória. Desta amostra, 57% dos usuários eram do sexo feminino e 63,3% são usuáriosentre 20 a 50 anos. Os meses de maior procura foram março, abril e maio e 70,7% dos atendimentosocorreram durante o dia. Em 20% das justificativas tiveram o relato de dor. Em 77,2% das condutasestão a terapia medicamentosa e 26,3% a solicitação de exames. Entre as diversas justificativas paraa procura pelo PA estão as potencialidades deste serviço na forma de alta densidade tecnológica.Downloads
Downloads
Publicado
2012-03-30
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Como Citar
1.
Gomide MFS, Pinto IC, Gomide DMP, Zacharias FCM. Perfil de usuários em um serviço de pronto atendimento. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 21º de março de 2025];45(1):31-8. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/47569