Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255Palavras-chave:
Teorias de Aprendizagem, Modelos Pedagógicos, Tendências PedagógicasResumo
A prática docente demanda o conhecimento de como o indivíduo aprende, como se origina e se desenvolve o aprendizado e como se transforma em experiência significativa de aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. Nesse sentido, os modelos pedagógicos foram agrupados de forma sintetizada, em modelos que se distinguem por estarem centrados no professor; no estudante; no saber; no meio de comunicação ou na técnica; no contexto social e na interação. Foram apresentadas algumas das principais vertentes discutidas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, que influenciaram as tendências pedagógicas, como a Inatista, a Ambientalista/Behaviorista, e as Interacionistas. Discute a necessidade das práticas educativas serem conceitualmente fundamentadas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2014-11-03
Edição
Seção
Capítulos
Licença
Como Citar
1.
Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB de, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 11º de março de 2025];47(3):249-55. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/86611